PAULISTA JÚNIOR E SÊNIOR: primeira etapa de pouca emoção

31/10/2014 23:13


Talvez pelos desfalques, talvez pelo pouco público, talvez pelos poucos recordes. O que importa é que a primeira etapa do CAMPEONATO PAULISTA JÚNIOR E SÊNIOR DE VERÃO - XVI TROFÉU ALBERTO MARTIN PEREZ, hoje ocorrida no Corinthians, não foi a melhor abertura de evento já vista. 

Para começar: só tivemos seis recordes. Logo de cara, Julia Nilton (Pinheiros) bateu a marca dos 50 livre no Júnior 1, com 26.28. Ela nos explicou que treina mais velocidade. "Treino três tiros curtos. Mas queria um tempo menor", disse, meio não gostando apesar de entrar para a história do certame. 

Outra recordista na mesma categoria foi Carolyne Mazzo (Pinheiros), mas nos 100 peito, com 1:12.51. "Estava treinando muito forte. Foi um tempo bom,  mas ainda dá para melhorar", disse. No Junior 2, o companheiro Pedro Cardona também anotou seu nome na folha de balizamento: 1:02.59. "Estamos com um novo tipo de trabalho com o Marcelo Tomazini, e quero agradecer muito a ele pela força e treinar melhor", garantiu, comprovando os resultados do treinador pinheirense. 

Os outros dois recordistas individuais são dois Sênior do Timão. Felipe França, mais inspirado do que nunca, fez 1:00.52 também nos 50 peito e nos 200 Costas, Leonardo de Deus comprovou a excelente fase e meteu 1:59.66, sendo a primeira vez que um nadador nada abaixo de 2 minutos nesta prova no certame. Já a outra fera, Matheus Santana (Unisanta) foi bem, fazendo 22.73 e chegando perto do RC nos 50 livre Junior 2. 

De todos os revezas 4x100 livre, só o Junior 1 Masculino do Pinheiros bateu o recorde de campeonato, com Gustavo Silva, Victor Martins, Vitor Penteado e Pedro Spajari cravando 3:29.11.

Mas também houve trapalhadas: Daiane Becker, do Curitibano, convidada do evento e nadando em observação, fez um tempo mais rápido do que a vencedora Larissa Martins Oliveira (Pinheiros): fez 25.74, enquanto a mineira cravou 25.86. Recebeu, porém, a medalha de prata. Que foi trocada por ouro quando ela reclamou à arbitragem. "A cabine confundiu o tempo de balizamento com o de prova, mas já retificou", contou Becker, feliz com a sua primeira convocação para a Seleção que defenderá nossas cores no Mundial de Doha: "agora é só treinar mais forte para representar bem o país". 

Com tudo isso, o azulnegro larga na frente com 486 pontos, tendo o time da casa 397 pontos e a Unisanta, 155. Amanhã, a festa continua com os 200 livre, 400 medley, 50 peito, 100 borboleta e os 4x200 livre. Com mais gente e mais feras. A ver se melhora! 

FLÁVIO BARBOSA (já vi coisa melhor - informações da FAP)