FINA YOUTH PROGRAMME: Partindo para serem grandes!

01/12/2014 12:12

Em poucas horas, Gabrielle Roncatto (Pinheiros) e Felipe Ribeiro (Unisanta), partirão para uma grande jornada, e se juntarão a casais de nadadores da nova geração nascidos entre 1998 e 2000. Trata-se do FINA Youth Programme, que acontecerá em paralelo ao MUNDIAL DE PISCINA CURTA, na mesmíssima Doha (QAT), entre esta quarta (3 de dezembro) e este domingo (7 de dezembro).

O objetivo da clínica, que acontecerá pela vez primeira, é motivar os jovens nadadores a se transformar em destaques na natação, promover a comunicação e amizade, ampliar a visão e o entendimento dos avanços em novas técnicas de treinamento e participar de uma amostragem cultural sobre a história, a cultura e a tradição do Qatar. Gabi e Felipe, que fizeram estragos no BRASILEIRO JUVENIL DE VERÃO - TROFÉU CARLOS CAMPOS SOBRINHO, encerrado no último sábado na Unisanta, na Santos natal de ambos, tendo sido os melhores índices técnicos e os mais eficientes na categoria Juvenil 2, foram escolhidos pelos resultados no BRASILEIRO JUVENIL DE INVERNO - TROFÉU ARTHUR SAMPAIO CAREPA, em Aracaju, baseado no fato de que era necessário obter índices técnicos durante o período de nascimento.

A Iron Baby fizera 56.32 nos 100 livre (em Santos fez 56.00) e Felipe fizera 50.37, também nos 100 livre (ele fez 49.98 na sua Unisanta). Ambos, é importante lembrar, também já garantiram vaga no Mundial Júnior de Natação de Singapura, em Setembro de 2015. Com eles irá o Coach Marcelo Tomazini (Pinheiros), que trabalha com Roncatto. Ele foi escolhido porque o índice técnico da Iron Baby foi de 906, contra 903 de Ribeiro, que trabalha com Márcio Latuf (Unisanta). Segundo a FINA, o Plano de Atividades do Youth Programme incluirá palestras, oficinas de ciência do esporte, técnicas de natação, treinamento, atividades em equipe, passeios e, claro, o acompanhamento das finais do MUNDIAL, para ambos, técnico e nadadores.

Temos a certeza de que, depois desta clínica, ambos voltarão mais fortes e mais preparados para o OPEN do Rio e para o ano de 2015. Temos a certeza de que eles vão arrebentar. Boa viagem, guris!!

FLÁVIO BARBOSA (que já sonhou com ambos ganhando ouro em mundiais - informações da CBDA, da FINA e fotos deste repórter)