OPEN: O último ato de um ano épico

15/12/2014 15:29

2014, um incrível ano para a natação brasileira. Título mundial em piscina curta, primeira mulher campeã e recordista mundial, um campeão olímpico da juventude, dois dos melhores do mundo nos 50 livres, campeões da Copa do Mundo de Maratona Aquática... falta alguma coisa? Sim, falta. O OPEN CBDA/CORREIOS DE NATAÇÃO, que começa já nesta quarta-feira (17), na Piscina Mais Linda do Mundo, a do Botafogo, no Rio de Janeiro, e que coincide novamente com o CAMPEONATO BRASILEIRO SÊNIOR DE VERÃO - TROFÉU DALTELY GUIMARÃES. Mais que uma grande festa de final de ano para os melhores nadadores do país, é também a primeira de duas chances para carimbar-se o passaporte para o MUNDIAL DE ESPORTES AQUÁTICOS de Kazan (RUS), em Agosto próximo. É, ainda, a penúltima chance para se garantir no MUNDIAL JÚNIOR de Singapura, no mês seguinte, onde já estão Brandonn Pierry Almeida (Corinthians), Pedro Spajari (Pinheiros), Nathan Bighetti (Minas), Vinícius Lanza (Minas), Felipe Ribeiro de Souza (Unisanta) e Gabrielle Roncatto (Pinheiros). Se acaso o êxito não for logrado no Rio, a segunda chance será o TROFÉU MARIA LENK, em Abril, possívelmente na Cidade Olímpica.

Está confirmada a presença de todas as grandes estrelas da natação nacional: ELE (César Cielo - Minas/Arizona), Felipe França (Corinthians), Etiene Medeiros (SESI), Thiago Pereira (SESI/Florida), Nicholas dos Santos (Unisanta/Auburn), Bruno Fratus (Pinheiros/Auburn), Matheus Santana (Unisanta), Daynara de Paula (SESI), Guilherme Guido (Pinheiros), Joanna Maranhão (em seu primeiro nacional absoluto após seu retorno e última competição pelo Nikita/SESI, já que ano que vem ela irá para um time paulista), Felipe Ribeiro, Alessandra Marchioro (Botafogo), Graciele Herrmann (GNU), Gabrielle Roncatto, João Luiz Gomes Júnior (Pinheiros), Nathalia Almeida (Flamengo)... só para citar os que eu mais citei neste FamilAquatica. Só Giovanna Diamante (SESI), por problemas nas costas, Cecília Zuppo Zaccarelli (Pinheiros/SDSU), Nicole Chabot (Pinheiros/South Florida), essas por não-liberação de suas universidades nos EUA, e Natalia de Luccas (Corinthians), não sei o motivo, lá não estarão.

De manhã, serão disputadas as provas do Brasileiro Sênior, sendo que apenas os nascidos até 1994 pontuarão para suas equipes, e os de 1995 para frente nadarão em observação, buscando vagas para a tarde, no Open, onde só os oito melhores nadarão. E as provas de revezamento serão disputadas somente à tarde, contando para o Brasileiro Sênior. Não haverá final B.

O FamilAquatica, devido a uma mudança de planejamento, fará a transmissão das provas apenas pelo Twitter (devido a compromissos pessoais, não nesta quarta-feira). Mas segue na torcida por um fecho de ouro para um épico ano pra nossa natação.

FLÁVIO BARBOSA (as coisas podem mudar... - informações da CBDA e foto de Satiro Sodré)