MUNDIAL DE DOHA: A nova Iron Lady???

03/12/2014 15:07

Parece que acabou o encanto para Katinka Hosszu (HUN). Nas primeiras provas da tarde do MUNDIAL DE PISCINA CURTA de Doha, a húngara defendia sua primazia nos 200 borboleta e nos 400 medley. Mas não contava que a espanhola Mireia Belmonte (foto acima) estivesse num dos dias mais inspirados, se não o mais, da sua carreira. Hoje, ela não apenas venceu a Iron Lady em ambas as provas, mas TRITUROU o recorde mundial de ambas, e ainda foi a primeira a nadar (em piscina curta) abaixo dos tempos que a maioria chega: 1:59.61 nos 200 borbo (contra 2:01.12 de Katinka) e 4:19.86 nos 400 medley (contra 4:22.94 da rival). Será que nos próximos capítulos vamos ter a virada da húngara, ou surgiu uma nova dama de ferro?

DIA ILUMINADO PARA OS BRAZUCAS
E o Brasil foi bem no primeiro dia em Doha. O melhor resultado veio com uma grande reação. Após ser o décimo primeiro nas eliminatórias errando duas viradas, Guilherme Guido (Pinheiros) acertou o nado e terminou em segundo lugar na sua semifinal, com 50.12, apenas meio segundo atrás do australiano Mitchell Larkin (49.62). "Fico muito feliz com a minha marca, mas quero melhorar muito. Em Istambul fui o terceiro após ter sido o oitavo. Agora vou correr atrás do ouro na final", garantiu.

Já Etiene Medeiros sofreu, rezou, mas conseguiu. Seus 57.13 foram não apenas suficientes para um novo Recorde Sul-Americano (que eram os 57.36 dela na manhã), mas para ir à final com o sétimo tempo. A russa Daryna Zevina teve o melhor tempo, com 56.23.

Felipe França nadou um pouco pior do que na manhã, ficando com o sexto tempo, 57.21. Ele sequer se assustou com o recorde de campeonato obtido por Adam Peaty (GBR), de 56.43 (o que ainda não foi suficiente para superar os 56.26 como melhor tempo do ano). "Só estou aqui para fazer o meu. Vamos ver o que vai dar amanhã", disse.

A grande surpresa foi Marcos Macedo (Minas). Apesar de abatido por uma febre forte, ele conseguiu 50.03, quarto tempo da semifinal. "Estou muito melhor. Na final é diferente, fica todo mundo zerado. Tenho certeza que posso chegar aos 49", disse. Já Nicholas dos Santos (Unisanta/Auburn) não teve a mesma sorte e ficou com a 14ª posição.

FALTOU ELE
A equivocada decisão de Cesar Cielo (Minas/Auburn) de abandonar o revezamento 4 x 100 livre pesou para o Brasil. Henrique Martins (Minas), Alan Vitória (Botafogo), João de Lucca (Pinheiros/North Carolina - que fez 45.65 na sua volta e chegou a pôr o Brasil em quarto) e Gustavo Godoy (Corinthians) só conseguiram levar o Brasil ao oitavo lugar, com 3:08.31.

Mais: Florent Manaudou (FRA) empatou o jogo contra ELE, fazendo o melhor tempo do ano (que não foi contado porque o carrasco não abriu o revezamento), com 44.80. Mais ainda: Vladmir Morozov (RUS) abaixou seu próprio RC nesta prova em um segundo, com 45.51, abrindo o revezamento pela Rússia. Com tudo isso, França ouro (3:03.78, novo RC) e Rússia prata (3:04.18). Os EUA completaram o pódio, 3:05.58.

LE CLOS DE NOVO
Ser o melhor nadador de 2014 foi pouco para o sul-africano Chad Le Clos. Hoje ele foi o primeiro a ouvir seu Hino Nacional no alto do pódio, vitorioso sendo nos 200 livre com 1:41.45, e tendo o melhor tempo na semifinal dos 100 borboleta, com 49.25. Amanhã ele nadará os 50 borboleta, e ele vem com o melhor tempo. Estará sob risco o recorde de Nicholas, estabelecido quando ganhou em Istambul, 22.22? Saberemos.

Confira a programação de amanhã:

Ou seja, amanhã, além da possibilidade de nossa primeira medalha, podemos ter o desempate Cielo-Manaudou. Doha vai tremer!

FLÁVIO BARBOSA (Mireia, come to Brazil! - informações do Best Swimming, da CBDA, da Globo.com e foto do AS)