JÚLIO DE LAMARE: Matheus e os bons no Rio

18/11/2014 17:40

Finalmente os fãs da natação de qualidade tem motivos para vibrar: vai começar o CAMPEONATO BRASILEIRO JÚNIOR DE NATAÇÃO - XXXIV TROFÉU JÚLIO DE LAMARE, um dos mais tradicionais certames do país, onde grandes talentos se afirmam para a glória nas piscinas mundiais. O deste ano, começado amanhã, vai rolar na tradicionalíssima piscina do Fluminense, nas Laranjeiras do Rio de Janeiro olímpico. Fazia tempo que a piscina tricolor não sediava um certame forte. Lá aconteceram vários Troféus Brasil (hoje Maria Lenk) e muitos Júlio de Lamare.

Hoje, um novo boletim saiu no site da CBDA, falando dos critérios para ser formada a Seleção Brasileira que vai defender nossas cores no Mundial Júnior de Singapura, para o ano. Os nascidos em 1997, ou seja, os Júnior 1 masculino, serão visados na expectativa de conseguir vagas para o time nacional (se bem que eu acho que já sei quem vai ser a primeira a carimbar seu passaporte pra lá, lá em Santos, pra semana). Mas, sem dúvida, o grande nome da competição lá não estará, por ter nascido em 1996: justamente Matheus Santana (Unisanta), que é visado como a maior esperança da natação brasileira depois de César Cielo (Minas/Arizona). Recordista mundial júnior dos 100 livre e medalhista de ouro na mesma prova nos Jogos Olímpicos da Juventude de Nanjing, além de prata nos 50 livre e no revezamento 4 x 100 livre misto, ele tentará comprovar a boa fase nadando estas provas e mais os 100 borboleta e os 200 livre.

No entanto, é bom não se esquecer que outros medalhistas (e quase medalhistas) de Nanjing também vão marcar presença no Fluminense: Luis Altamir Melo (Flamengo), favorito nos 200 e 400 livre e nos 100 e 200 borboleta, a recordista sulamericana nos 200 costas Natalia de Luccas (Corinthians) e Vitor Guaraldo (Pinheiros), o melhor nadador de costas da sua geração. Giovanna Diamante (SESI) e Gabrielle Roncatto (Pinheiros) também iam, mas a primeira se recupera de dores nas costas e se poupou para o Mundial de Doha e a segunda - que nadaria em observação - achou melhor fazer bonito em casa, semana que vem, no BRASILEIRO JUVENIL - TROFÉU CARLOS CAMPOS SOBRINHO, em Santos.

Outros nomes a se prestar atenção são de Henrique Painhas (Minas), que pode carimbar algum passaporte para Singapura, Carolina Bilich (Minas), especialista em provas de longa distância, Nathália Almeida (Flamengo), buscando se recuperar de um não tão bom segundo semestre, Carolyne Mazzo (Pinheiros), grande sensação do PAULISTA JÚNIOR E SÊNIOR DE VERÃO, Thais Xavier (Fluminense), com o apoio da torcida da casa, Pedro Vieira (Corinthians), prata em Dubai, no Mundial Júnior ano passado, Pedro Brasil Cardona (Pinheiros), Andreas Mickosz (Corinthians), Sabrina Todão (SESI)...

Enfim, vale a pena acompanhar a nova geração da natação brasileira, ainda mais porque novamente a TV CBDA, com Djan Madruga, vai cobrir o evento. Confira a programação das provas de amanhã, com eliminatórias (ou séries fracas, no caso das provas de fundo) às 9 e finais (séries fortes nas provas de fundo) às 17:15 - cerimônia de abertura às 17: 100 costas F e M, 800m livre F, 1500m livre M e revezamento 4x100m livre F e M. Vamos cobrir tudo no tempo real do nosso Twitter. Sem dúvida, o bicho vai pegar!

FLÁVIO BARBOSA (aliás, quando foi a última grande competição no Fluminense? - informações da CBDA e foto da Unisanta)