GIRO GERAL: O que nossos herois aprontaram na piscina?

20/10/2014 17:23

Nação, porque hoje é segunda-feira, vamos para mais um Giro Geral, hoje destacando os torneios espalhados pelo país e pelo mundo neste final de semana, e uma surpresa para a nova Rainha dos Mares. Sem mais delongas...

HENRIQUE DOMINA O METROPOLITANO
Começamos com mais um Metropolitano de Natação Infantil a Sênior, que agitou a piscina do Minas, reunindo cerca de 190 atletas da região metropolitana de Belo Horizonte. E o maior destaque masculino foi um novato de Seleção Absoluta: o campinense Henrique Martins (Minas - foto), que venceu todas as quatro provas as quais disputou, quais sejam, 50 livre (22.92), 100 livre (50.28), 100 borboleta (52.93) e 50 borboleta (23.80). Como se reparou, foram marcas expressivas e a sua melhor do ano nos 100 borboleta, os 53.06 do Brasileiro Júnior e Sênior no Botafogo. Um ótimo desempenho para Martins, que se prepara para o Mundial de Piscina Curta em Doha e o OPEN CBDA/CORREIOS, no Rio. No feminino, destaques para Manuella Lyrio (Minas) e Andressa Cholodovskis (Minas). A loirinha brasiliense faturou, também com bons tempos, os 200 livre (2:02.73), 100 livre (57.37) e 200 borboleta (2:22.48), enquanto Dessa teve o melhor desempenho do certame, faturando quatro das cinco provas que disputou: 800 livre (9:23.14), 200 medley (2:25.67), 400 medley (5:13.71) e 400 livre (4:34.25). O próximo encontro dessas feras da natação mineira está marcado para o fim de semana de 5 a 7 de Dezembro, com o Mineiro de Verão, também no Minas.

COPA PACÍFICO: COLÔMBIA CAMPEÃ, BRASIL BEM!
Terminou neste sábado, em Guayaquil (EQU), a 34ª Copa Pacífico, que reuniu sete seleções sul-americanas. A Colômbia foi a grande campeã, com 648 pontos, em apertada disputa com o Peru (cuidado aí, Flávio!), mas o Brasil, representado pela sua seleção Norte-Nordeste, se saiu até bem. Das 19 medalhas (8 ouros, 7 pratas e 4 bronzes), destaques para Windson Pionorio (que faturou os 200 e 400 livre Juvenil A) e Maximiliano Ruperti (vitorioso nos 50 e 100 livre Juvenil A), e Luisa Marinho, vencedora nos 200 peito Juvenil A. No final, um quarto lugar, empatado com o Chile, ambos com 341 pontos. Excelente desempenho da nova geração de um Norte e Nordeste pouco difundidos pela mídia. E que poderia ser mais, não fosse Pedro Nicolas Sena da Silva assassinado em Vitória...

CENTRO OLÍMPICO RECEBE FERAS
A pedida deste sábado em São Paulo foi o Torneio Regional da 1ª Região da Federação Aquática Paulista, que aconteceu, como antes dissemos, pela segunda vez, no Centro Olímpico, no Ibirapuera. Foi o último ensaio geral da natação paulistana antes dos torneios de fim de ano, o PAULISTA JÚNIOR E SÊNIOR DE VERÃO - TROFÉU ALBERTO MARTIN PEREZ, o Mundial de Doha e o OPEN. O torneio não teve premiação, mas vale a pena destacar que Daniel Orzechowski (Pinheiros) conseguiu um bom resultado com 57.11 (mesmo um pouco pior do que no balizamento), nos 100 costas, que Gabrielle Roncatto (Pinheiros), a Iron Baby, venceu os 50 livre (que nem a prova dela era), com 26.88 (cinco décimos abaixo do tempo de balizamento), que Carolyne Mazzo (Pinheiros) melhorou e muito seu tempo nos 400 medley (5:17.87), e olha que ela não tinha o melhor tempo de balizamento e, principalmente, que o grande nome do evento no COTP foi Etiene Medeiros (SESI), que faturou os 100 costas com 1:02.83 e os 50 borboleta com 28.04. Ela e mais parte do SESI estão à caminho do Japão para disputar a etapa de Tóquio da Copa do Mundo FINA e será, assim, difícil ver o SESI com força máxima no Corinthians.

A NATAÇÃO LÁ FORA
Em Auburn, Felipe Lima (Minas) estreou no time de Brett Hawke no War Eagle Invitational. Ele, que morava na Florida e se mudou para os Tigers no início de Setembro, após o José Finkel, fez os 100 peito - em jardas - com 53.40. Na mesma prova, com relação a brazucas, vitória de Marcelo Chierighini sobre Bruno Fratus: nas 50 jardas livre, 19.68 contra 20.15 e 43.98 contra 45.11.
Outra minastenista arrebentou num torneio na Alemanha: a holandesa Femke Heemskerk, convocada para o Mundial de Doha venceu as provas de 100 medley (58.96) e 400 medley (4:33.88 - recorde holandês em piscina curta), ambas com melhores marcas pessoais. Ela ainda ficou em segundo lugar nos 50 livre, com 23.95, atrás apenas de Ranomi Kromowidjojo, que ainda por cima fez o melhor tempo do mundo nos 50 livre em piscina curta, com 23.64. Tempaço, ainda mais que ela não tem técnico.

ALLEZ, CAMILLE
Nada de preocupações com Camille Lacourt (FRA). Campeão mundial dos 50 curta, ele descobriu semana passada, segundo o L'Equipe, um tumor benigno no quadril. Lacourt, fora das piscinas desde abril, falou ao jornal que o tumor foi captado depois de um procedimento para remover um hematoma e fará uma injeção de líquido nesta terça, para acelerar a remoção do tumor. Lacourt, que não esteve no Europeu e não irá para Doha, voltará às águas na primeira semana de novembro, num torneio em Genova. Ainda bem que não foi nada, porque Lacourt é talentoso e não poderia parar no alto da sua ótima carreira.

SURPRESA PARA A RAINHA
Já em retorno para São Paulo, onde vai começar suas férias (mais especificamente cá em Santos), Ana Marcela Cunha (SESI) já tem uma homenagem preparada pelos pais, George e Ana Patrícia. Um grafiti pintado em sua homenagem pelo artista plástico Sipros - famoso aqui na cidade - com um desenho da baiana em ação, numa das paredes da sala do seu apartamento. Olhem o resultado final:

Ela merece, e como! Agora, a baiana vai para suas merecidas férias, voltando para disputar o OPEN no Rio.

FLÁVIO BARBOSA (aliás, faltam 12 dias pro Paulista - informações do Best Swimming, Blog da Swim Brasil e fotos do Best Swimming)