GIRO GERAL: maratonas aquáticas e ELE

18/11/2014 10:07

O GIRO GERAL desta semana (publicado somente hoje devido a um mal-estar deste repórter) é mais curtinho e dá uma passada pelas maratonas aquáticas e por mais um recorde mundial d'ELE. Vamos ver o que nossos herois das águas aprontaram neste fim de semana?

NA BAHIA...
Desta vez não foi festa do acarajé, mas sim do chimarrão. Na derradeira etapa do CAMPEONATO BRASILEIRO DE MARATONAS AQUÁTICAS, os 5 km de Inema (BA), na mesma Base Naval de Aratu, tivemos dois vencedores gaúchos. Na prova deles, desfalcada do já campeão Allan do Carmo (INEB/BA), dobradinha gaúcha, com Samuel de Bona (GNU) batendo após 59:31, com Fernando Ponte (GNU) dois segundos atrás. Completou o pódio Diogo Villarinho (Minas), com 59:37. A vitória de Bona o fez terminar com o vice-campeonato, com 160 pontos, 20 atrás de Allan. No feminino, parecia que teríamos mais um show da campeã brasileira e mundial Ana Marcela Cunha (SESI), mas Betina Lorscheitter (GNU) tratou de botar água no seu acarajé e venceu na batida de mão (1:02:34 x 1:02:35), ficando, assim, com o vice-campeonato nacional, com 197 pontos, 20 atrás de Ana. Viviane Jungblut (GNU) completou o pódio com 1:02:39. O circuito terminou, mas ainda tem mais um importante certame: a seletiva para os 10 km do Mundial de Kazan, dia 7 de Dezembro próximo, em São Bernardo do Campo (SP). Ana e Poliana Okimoto (Unisanta) já lá estão. Os quatro melhores e as duas melhores desta vão carimbar seu passaporte. Os 5 km serão definidos no Troféu Maria Lenk de 2015, Deus sabe onde.

EM SANTOS...
Falando em Unisanta, são dela os dois campeões do CAMPEONATO SANTISTA DE ÁGUAS ABERTAS: esses aí da foto, Luca Serrachioli e Catarina Ganzeli. A última etapa aconteceu no domingo último, 2 km entre o Canal 3 e o Aquário da Ponta da Praia. Foi a maior do certame e homenageou José Ricardo Carvalho de Oliveira, atleta falecido em 1995, aos 30 anos e que defendeu, entre outros clubes, Internacional e Unisanta. Serrachioli chegou com 29:59 e, com isto, conseguiu 35 pontos e faturou o circuito, tendo vencido a segunda etapa, no Gonzaga. Entre as mulheres, ausente Catarina por estar na Bahia nadando as últimas etapas do Brasileiro, a vitória coube à Mabília Gomes (Circulo Militar), 34:34. Nem precisava de Catarina ter lá estado, porque já garantira o título com 36 pontos, tendo vencido as quatro etapas anteriores. A cerimônia de encerramento e premiação oficial será realizada no dia 1o de dezembro, às 19h30, no Clube de Regatas Vasco da Gama, onde os cinco primeiros colocados em todas as categorias, desde que tenham participado de quatro etapas, serão aclamados.

E ELE NÃO PARA...
Cesar Cielo (Minas/Arizona), a quem apelidamos de ELE já sabem os fiéis por quê, está nos preparativos finais para o Mundial de Curta, onde disputará os revezamentos, os 50 e os 100 livre, e tem o melhor tempo do ano em piscina curta (20.68, no TROFÉU JOSÉ FINKEL). Neste fim de semana, ELE disputou o Ron Johnson Invitational, torneio Master disputado no Arizona, onde ele está morando e treinando com Scott Goodrich, e não só venceu como bateu recordes mundiais masters na categoria 25-29, em piscina curta, com os 21.37 nos 50 livre e os 47.43 nos 100 livre, antes pertencentes ao finlandês Ari Pekka Liukkonen (21.59) e ao sul-africano Darian Townsend (48.29) respectivamente. A simples presença d'ELE fez lotar a piscina. Os seus fãs ainda tiveram que fazer fila pra tirar fotos com o ídolo, que ainda contou com a torcida de brasileiros que lá moram e estudam. Parece que, com essa fase sensacional, podemos esperar mais um show d'ELE em Doha...

FLÁVIO BARBOSA (tô envelhecendo mesmo... - informações do Best Swimming, da CBDA e da Unisanta - foto da Unisanta)