GIRO GERAL: Katinka de novo, e de novo, e de novo...

11/11/2014 17:11

Nação, devido a compromissos pessoais e força maior, ficou para hoje o GIRO GERAL desta semana, mas não deixaremos de destacar grandes feitos das águas neste fim de semana. Por isso, vamos começar o resumo, e adivinha por quem???

GOLDEN LADY
Não adianta: Katinka Hosszu (HUN) é a melhor nadadora do mundo. A Iron Lady pode nadar qualquer prova, em qualquer piscina, de qualquer metragem, que ela leva todas. Ou quase todas. Neste fim de semana, no Campeonato Húngaro de Piscina Curta, na pequena e pacata Szazhlobata, ela nadou TODAS as 17 provas (e mais um revezamento), incluindo eliminatórias (com maiô de treino, pasmem) e finais. Venceu 14. Só perdeu nos 800 livre para Boglarka Kapas e nos 50 e 100 peito e 50 borboleta para a convidada israelense Amit Ivry. E ainda nadou o revezamento que completou a competição, o 4×50 medley pela equipe do Vasas Swim Club, com 26.27 no Borboleta. Ela mostrou outrossim que, mesmo fazendo trapalhadas, sabe superá-las. Nas eliminatórias dos 400 medley, ela achou que a prova tivesse acabado nos 350 e, com a ajuda da torcida e das rivais, completou em sétimo a eliminatória. Na final, ganhou. E ainda sobrou tempo para fotos dela malhando com o marido-técnico Shane Tsup. Quem segura essa menina?

UM NOVO RIVAL PARA ELE (E PARA FRATUS, MANAUDOU...)
Já ouviu falar de Oleg Tikhobaev (RUS)? Bem, até ontem, ninguém. Até os 50 livre do Campeonato Russo de Piscina Curta. O sujeito, simplesmente, venceu com o S-E-G-U-N-D-O melhor tempo do mundo nas semifinais, ficando com 20.97 (na final ele fez 21.01). Só os 20.68 que ELE (César Cielo) fez nas eliminatórias do José Finkel, em Guaratinguetá, foram mais rápidos. Com isso, ele ganhou a segunda vaga russa para a prova. A primeira é de Vladmir Morozov (campeão mundial dos 50 livre em 2012, e vice-campeão mundial de piscina longa em Barcelona), que não competiu a seletiva. Mas ficar de olho nesse russo, que assim como Yu Hexin (CHN) e Florent Manaudou (FRA), surge como grande rival dos brasileiros no Rio de Janeiro em 2016.

GRAND PRIX: BRASILEIROS E PRÊMIO DOBRADO
Preparem-se para o Grand Prix da USA Swimming mais brasileiro já visto. É que a seleção brasileira principal renunciou à disputa do BHP Billiton Aquatic Super Series da Austrália (junto com a África do Sul) para disputar as etapas de Austin (Texas), de 15 a 17 de Janeiro, e de Orlando (Florida), de 12 a 14 de Fevereiro - em pleno Carnaval. Já na primeira etapa, de 20 a 22 de Novembro, em Minneapolis (Minnesota), os brazucas de Auburn Bruno Fratus, Marcelo Chierighini e Felipe Lima baterão ponto. E não foi para menos a decisão da CBDA: a USA Swimming distribuirá 300 mil dólares em prêmios no circuito, que premia o vencedor com mil doletas, o segundo com 600 e o terceiro com 200. Os vencedores de ambos os sexos ainda levam 10 mil verdinhas e os campeões norte-americanos ganham uma BMW. Nada mal, hein?

FLÁVIO BARBOSA (CBDA, vamos agilizar um circuito de natação aí? - informações do Best Swimming)