GIRO GERAL: Estaduais pelo país neste fim de semana

27/10/2014 11:47

Como toda segunda-feira, minha gente, é tempo de mais um GIRO GERAL. E que coisa melhor para começar a semana de PAULISTA JÚNIOR E SÊNIOR DE VERÃO do que destacar outros certames estaduais ocorridos ao longo deste fim de semana pelo país? Vamos a eles:

CARIOCAS AFIADOS PARA SEU ESTADUAL
A uma semana do Campeonato Carioca de Verão, e na mesma piscina do Botafogo onde vai rolar este certame e mais o OPEN de Dezembro, rolou a última Tentativa de Índices da FARJ, visando cer quais serão os representantes fluminenses nos Brasileiros de Categoria de Verão no Rio, em Santos e em Palhoça (SC). Os destaques foram dois nadadores que vão marcar uma presença no MUNDIAL DE PISCINA CURTA em Doha: Allan Vitória (Botafogo) venceu, com 49.76, os 100 livre, passando pela terceira vez da barreira dos 50 segundos. Já Daiene Dias (Botafogo) faturou os 100 borboleta, com 59.44, chegando perto dos 59.25 que fizera em 2009, ainda na era dos trajes. O Carioca Absoluto de Verão vai rolar já a partir desta quinta-feira e faremos uma pincelada dele na próxima segunda.

MAS BAH, DEU GNU DE NOVO!
Falando ainda de estaduais, o Grêmio Náutico União ainda é o dono das águas em terras gaúchas. Com folgadíssimos 1905 pontos (os outros oito clubes nem chegaram perto), venceu o Campeonato Gaúcho de Verão na piscina do Moinhos de Vento. O melhor resultado coube à "local" Graciele Herrmann, que, para se poupar deixou a vaga aberta em Doha para Daiene Becker (Curitibano), venceu os 100 livre com 56.81 e os 50 livre com 26.31, mas a atleta mais eficiente foi Viviane Jungblut (foto), que faturou os 200 costas (2:20.84), 400 livre (4:21.31) e os 800 livre (8:57.67). O destaque masculino foi Luiz Gustavo Barros, nos 1500 livre, com 15:49.97. Aliás, cadê o interior gaúcho nessa história? Até parece que a natação no RS só é o GNU...

EM PERNAMBUCO TEVE CAMPEONATO ABSOLUTO. OU NÃO.
Já em Pernambuco, poderíamos ter tido um Campeonato Pernambucano de Natação. Poderíamos. Infelizmente só três clubes se apresentaram para a disputa: Sport (campeão), AABB e Náutico. E por termos poucos e bons atletas (nem o Nikita SESI foi), além de pouquíssimo público, só vale mesmo a pena destacar que Carolline Gomes Barbosa foi a mais eficiente da competição, vencendo os 200 borboleta, 200 livre e 50 livre, e ficando em segundo nos 400 medley, atrás de Clarissa Rodrigues. E isso prejudica ainda mais a revelação de talentos no nordeste do Brasil. Eu, pessoalmente, estou cansado de falar só de Sudeste e Sul. Cadê a natação aí de cima??

FLÁVIO BARBOSA (Dilma, já que a senhora foi reeleita, dá um jeito nisso - informações do Best Swimming e foto de Satiro Sodré)