ENTREVISTA: Guilherme da Costa, perto da glória!

01/12/2014 19:42

Quem acompanha o nosso site sempre me vê, vez por outra, falando que está surgindo a melhor geração da natação brasileira. Grandes necessidades estão, pouco a pouco, sendo preenchidas. Por exemplo, a de fundistas. Não sei até hoje por quê, mas só agora estão surgindo bons atletas nas distâncias mais longas. Um deles é Brandonn Pierry (Corinthians) que, no Troféu Júlio de Lamare, no Fluminense, conseguiu uma grande proeza: ser o primeiro a se classificar para o Mundial Júnior, em Setembro do ano que está vindo, na bela Singapura. 

No Brasileiro Juvenil de semana passada, cá em Santos, quase ele ganhou companhia. Faltou pouco mais de um segundo para que Guilherme da Costa (Fluminense) fosse o segundo nome a se juntar ao agora ex-recordista (que ano passado fizera 15:49 em Palhoça). Mesmo assim, ele compensou faturando também os 200 borboleta e os 400 livre no Juvenil 2, sendo um dos destaques do certame ao lado de Felipe Ribeiro (Unisanta). Tanto trabalho não é vão para esse guri que completou 16 anos no primeiro dia de Outubro passado. 

Natural de Itaguaí, é considerado uma das revelações deste ano, tendo vencido várias competições nacionais e estaduais antes da proeza na Unisanta. E, nesta entrevista ao Famila, nos conta quais são seus objetivos futuros, sua rotina de treinos e as suas expectativas para, enfim, tentar a vaga para Singapura no Open e no Maria Lenk do ano que vem. A propósito, nosso muito obrigado à Gabrielle Roncatto (Pinheiros), a Iron Baby, que sugeriu esta pauta em pleno Brasileiro Juvenil e via WhatsApp! Valeu, garota!!

1) Você esperava esse tempo sensacional que fez em Santos, ficando a 1 segundo do Mundial Júnior?
Esperava, sim, porque desde o Chico Piscina que eu estava treinando pra fazer o índice ou chegar bem perto para conseguir nas outras competições mais à frente.

2) Qual foi a repercussão na sua família e com seus amigos?
Foi bem grande, porque minha família está sempre muito ligada à natação. Eles sabiam que eu poderia fazer o índice lá mesmo. Meus amigos também todos estavam na torcida pelo índice e pelos outros resultados na competição.

3) Sabendo que você bateu na trave em Santos, acha que dá no Open e no Maria Lenk?
Pretendo fazer o índice já no open se Deus quiser para chegar até mais tranquilo no Maria lenk e melhorar ainda mais meu tempo

4) E como você começou neste mundo da natação?
Comecei aqui na minha cidade (Itaguaí) mesmo. Meus avós me levaram mais pra praticar esporte mesmo e fui melhorando aos poucos, até começar a treinar sério.

5) Como foi a sua jornada antes de chegar ao Fluzão?
Comecei a competir por uma academia de minha cidade em competições no sul do Rio de Janeiro. Depois comecei a treinar no Maria Lenk com meu técnico Rogério Kafu e competindo pelo Botafogo, e depois disso troquei de clube e fui para o Flu, mas ainda com o mesmo técnico.

6) Nos conte a sua rotina de treinos.
Eu treino de segunda a sábado, com 4 dobras na semana a tarde. Treino no Maria Lenk pela manhã, e faço as dobras em uma academia perto de onde moro, sempre sob orientação do meu técnico.

7) Para você, como foi 2014 e como será 2015?
Foi o melhor ano de minha carreiram onde mais melhorei - principalmente nas provas de fundo. Consegui todos objetivos (só falta o índice - risos), e pro ano que vem espero continuar nessa evolução, e quem sabe conquistar uma medalha em Singapura.

8) Espera chegar, pelo menos, no Pan de Toronto?
No Pan, eu espero chegar sim - apesar de ser bem mais novo do que os concorrentes da prova, e sei que tenho que ficar entre os 2 melhores no absoluto para participar. É difícil, mas não impossível.

9) Quais são suas inspirações? E seus ídolos?
Meu ídolo é o Michael Phelps. Por ter sido o melhor atleta olímpico da história. ele me inspira muito.

10) Tem algum ritual antes de entrar na água?
Tenho, sim: geralmente me molho antes de nadar.

11) Para encerrar, mande um recado para os nossos leitores!!
O recado é que todos devem acreditar nos seus sonhos, que é possível fazer o que quer com muita determinação, e agradecer a Gabi pela indicação. (risos)

FLÁVIO BARBOSA (pra você ver como os nadadores são amigos independente dos clubes - agradecendo a Guilherme da Costa pela foto e pelo tempo e, uma vez mais, à Gabi Roncatto)