COPA DO MUNDO FINA: Vivam os Reis!!!

18/10/2014 22:55

Agora se sacramentou o que já estava sacramentado: Ana Marcela Cunha (SESI) e Allan do Carmo (ACEB/BA) são, oficialmente, a Rainha e o Rei da Copa do Mundo FINA de Maratonas Aquáticas 2014, coroando um ano inesquecível para os baianos. Ana Marcela conseguiu o seu tri-campeonato (2010-2012-2014) subindo ao pódio em todas as provas. Já Allan começou quietinho, comendo pelas beiradas, e conseguiu vitórias importantes em Megantic e Chun'An, suas duas primeiras vitórias no Circuito, e com isso, faturou o título inédito para o Brasil.

Na manhã de hoje no horário chinês (ontem à noite, no de Brasília), os dois novamente colocaram medalhas no peito na etapa de Hong Kong. Mas foi depois de muito sangue, suor, lágrimas e - no caso de Ana - um protesto de vídeo. No masculino, foram poucos os centésimos que separaram os três primeiros colocados. Mas quem tocou primeiro na borda foi o alemão Christian Reichert, vice-campeão junto com Thomas Lurz (ALE), com 1:56:12.4. O campeão chegou perto do ouro, mas o perdeu por três décimos. Já Diogo Vilarinho (Minas) deixou o bronze escapar por dois segundos: ficou em quarto, com 1:56:14.0, enquanto o terceiro colocado, Andreas Waschburger, ficou a dois reles décimos de Allan. Lurz só chegou em quinto e Samuel de Bona (GNU) foi o vigésimo. "Só tenho a agradecer por esta temporada, na qual fui o único a vencer duas provas. Agora é manter o pique para o Brasileiro e uma vaga para o Mundial de Kazan", disse Allan.

Já no feminino, depois de uma etapa totalmente bem disputada, deu zebra. A húngara Anna Olasz, que faz parte da Arizona State University (a mesma onde ELE - César Cielo - está treinando), superou Poliana Okimoto (Unisanta) no toque final (2:05:20.7 x 2:05:20.9). Foi sua primeira vitória no circuito. Já para Ana, foi difícil o bronze que levou. Só um protesto de vídeo comprovou que ela e Keri-Anne Payne (GBR) tocaram a borda rigorosamente empatadas em 2:05:22.2. Infelizmente, mesmo Poliana Okimoto conseguindo 92 pontos, a maldita lesão na cervical impediu que a campeã do ano passado se sagrasse vice-campeã (ela disputou cinco de oito etapas, ficando a uma das seis permitidas). Com isso, o vice-campeonato coube à Christine Jennings (EUA), com 65 pontos. Malditas regras...

Mas, após o jantar de gala da FINA, em Hong Kong, a temporada não acabará para eles: ainda tem a etapa de Inema (BA) do Brasileiro, a seletiva de Kazan em São Bermardo do Campo e o OPEN do Rio. Mas o Brasil aplaude e abraça os novos reis das maratonas aquáticas!!

FLÁVIO BARBOSA (país do futebol, é??? - informações da CBDA e do Best Swimming e foto de Satiro Sodré)