COPA DO MUNDO FINA: O destino é Pequim

23/10/2014 09:27

A lendária capital chinesa, Pequim (ou, se preferir, Beijing) é a próxima parada da COPA DO MUNDO FINA de Piscina Curta, que vai rolar amanhã (24) e sábado (25). É a 11ª vez (quinta consecutiva) que a sede olímpica de 2008 recebe as feras das águas. Desta vez, ao contrário do que foi dito, a parada das feras não será o Cubo d'Água, mas sim no Ying Tung Natatorium, que também recebeu os Jogos há seis anos. Lá aconteceram a natação (do pentatlo moderno) e o pólo aquático. O local foi inaugurado em 1990, reformado em 2007 e tem capacidade de 4852 espectadores.

As duas grandes atrações deste certame são esses aí da foto: Chad Le Clos (RSA) e Katinka Hosszu (HUN), que vão ser novamente coroados Rei e Rainha da Copa. Chad lidera com 282 pontos e vem de quatro vitórias na etapa de Hong Kong, que o transformaram no maior vencedor da história das Copas, com 64 triunfos, três a mais do que Roland Schoeman, seu compatriota. Ele tem mais sete vitórias: três em Doha e quatro em Dubai, e não nadou a etapa anterior, a de Moscou.

Já a Iron Lady... nem precisa dizer mais nada, né? Na capital russa, ela conseguiu sua centésima vitória nos 400 medley, e agora soma 103 triunfos. Não resta nenhuma dúvida de que a maior nadadora de todos os tempos vai superar a eslovaca Martina Moravcova, que tem 105. Já é a maior medalhista da história. E também está certo de que a coroa de Rainha da Copa não vai sair da sua cabeça.

Para apreciar esses dois, vale a pena se ligar no SporTV2, que transmite as finais a partir de 9:30 da manhã, pelo horário brasileiro de verão.

FLÁVIO BARBOSA (não tem nem mais graça - informações do Best Swimming e foto da FINA)