CHICO PISCINA: Iron Baby para a História!!

09/10/2014 20:29

Não há mais o que duvidar: Gabrielle Gonçalves Roncatto (Pinheiros) é, sim, a maior aposta da nova geração da natação brasileira feminina. Hoje, a Iron Baby entrou para a história da natação brasileira, sendo a única atleta da história do TROFÉU CHICO PISCINA a ganhar por quatro vezes seguidas a mesma prova, no caso, os 100 peito (em 2011 e 2012 como infantil e em 2013 e hoje como juvenil). Nunca nenhum atleta conseguiu isso. Infelizmente a performance de La Roncatto não foi 100% completa porque ela errou a última braçada e, com 1:12.28, não conseguiu bater o recorde de Giovanna Dorigon (Corinthians), então na seleção paranaense, de 1:12.02. Apesar de ter sido um erro gravíssimo para qualquer nadador, foi o melhor tempo de sua carreira. "Eu queria o recorde. Foi por pouco, né? Fiquei um pouco brava, sim. Mas fiquei muito feliz de ter sido a primeira a ganhar esta prova por quatro vezes seguidas". Sobre o erro que lhe custou um tempo melhor, ela explicou: "Eu vacilei. Eu estava longe e devia ter dado mais uma (braçada). Achei que a calha ia encaixar direitinho, mas tudo bem". A "vacilada" não tira o brilho de Gabrielle, que ainda vai disputar os 100 e 200 livre, podendo ganhar pelo menos oito medalhas e igualar Manuella Lyrio (Minas), Mas o teu nome, Gabi, está escrito na história da natação brasileira. Parabéns, Gabi!!!

E O QUE MAIS TEVE HOJE??
A competição começou muito quente, com uma surpreendente quebra de um recorde que durava uma década. Foi nos 400 livre feminino infantil. Na disputa entre a argelina Majda Chebaraka (DF) e Rafaela Raurich (PR), vitória da paranaense, com recorde de campeonato depois de uma década. Os 4:23.51 de Raurich superaram os 4:23.92 da sul-africana Wendy Trott, de 2004. Majda chegou em segundo, com 4:26.46.

Outro recorde de campeonato foi feito pela sergipana-paranaense Sarah Marques (Curitibano). O anterior, de 26.01, era de ninguém menos que Alessandra Marchioro (COES/Botafogo), que na época defendia o mesmo Paraná de Sarah, e durou cinco anos (da época dos trajes). Hoje, Sarah fez 25.83, seu melhor tempo ever. E ainda por cima, a primeira nadadora juvenil brasileira a nadar abaixo de 25 no Chico Piscina. "É um sonho nadar para 25. Já faz um tempo que estava batendo na trave. Agora só tenho a agradecer a toda equipe do Curitibano e do Paraná, e ao pessoal da minha terra, o Sergipe, que estava torcendo. Foi muito importante para mim", disse a realizada Sarah.

Outro recorde da noite veio dos 100 peito juvenil masculino, e de Minas: Eduardo Amaral (Minas), com 1:04.04, superou os 1:04.17 de Felipe Monni (Pinheiros), feito em 2012. "Fiz o que eu consegui. Tudo foi fruto da minha dedicação e do meu esforço. Agora minha meta é baixar do 1:04 no Brasileiro Juvenil", disse Eduardo.

Para terminar, nos 400 livre infantil, vale destacar que o Paraná dominou a prova. Além da vitória de Raurich, destacamos que Vinícius Pelissari venceu a prova no masculino com 4:12.45. E no juvenil feminino, Luiza Zanuzzi Braga (Corinthians) venceu a favorita Maria Paula Heitmann (Minas) - para mim o resultado mais surpreendente da noite - por muito pouco. Luiza fez 4:24.39, enquanto Heitmann, 4:24.79. Confira os outros resultados aqui.

Com tudo isso, São Paulo largou na frente na competição: 105,5 contra 103 do Paraná. Minas completa o Top-3 com 73 pontos. A equipe estrangeira melhor colocada é a Argentina, com 43 pontos. Mas só está começando o Chico. Amanhã tem 200 livre, 100 borboleta, 200 medley e o revezamento 4 x 100 livre. Tem muita história pra ser feita.

FLÁVIO BARBOSA (uma estátua pra Gabi, porfa! - informações do Best Swimming, da CBDA e foto tirada da transmissão do SporTV)