BRASILEIRO SÊNIOR: Já vão três...

17/12/2014 12:29

A jornada dupla da piscina do Botafogo, no Rio, não poderia ter começado de outra maneira. O CAMPEONATO BRASILEIRO SÊNIOR - TROFÉU DALTELY GUIMARÃES teve sua largada hoje com tempos emocionantes e impressionantes, um deles quase um WR, e ainda as primeiras três carimbadas no passaporte rumo à Kazan (RUS), onde rola o CAMPEONATO MUNDIAL DE ESPORTES AQUÁTICOS do ano que já está chegando.

O primeiro a garantir vaga para lá é Guilherme Guido (Pinheiros). Medalhista de ouro com o revezamento 4 x 50 medley masculino em Doha, ele mostrou que a fase sensacional segue à toda com os 53.73 que fez, 16º tempo do mundo em 2014, sendo que o índice era 54.36. À tarde, pode ser que Daniel Orzechowski (Pinheiros) consiga tal marca, visto que ele bateu na trave com 54.89. Completou o pódio Thiago Pereira (SESI/Florida), com 55.19, outro fortíssimo concorrente. No feminino, só para variar um pouquinho, deu Etiene Medeiros (SESI), com 1:02.14, seguida de Joanna Maranhão (Nikita/SESI), com 1:03.34. Será que, à tarde, teremos gente abaixo ou chegando perto do 1:00.25?

Nos 50 borboleta, nenhuma dúvida que Nicholas dos Santos (Unisanta/Auburn) ia carimbar seu passaporte. O índice era 23.07, o RC, dele próprio, 23.10. As duas marcas foram pulverizadas: 23.01, quarto melhor tempo do mundo e mais moral para a tarde. Dois minastenistas foram pódio com ele de manhã: ELE (César Cielo - Minas/Auburn), com 23.69 e Henrique Martins, três centésimos atrás. Infelizmente só dois vão por prova, porque creio que um deles - talvez ELE, talvez Martins, consiga a vaga. E sendo o mais otimista possível: acho que um dos três chega perto, muito perto, dos 22.43 do WR de Rafael Muñoz (ESP). No feminino deu Bruna Rocha (Corinthians), 26.60. Mas o índice de 25.78 será superado, ou no Open, ou no Maria Lenk. É que Daiene Dias (Botafogo), Daynara de Paula (SESI) e Daniele Paoli (Pinheiros) também estão na jogada.

O grande nome do dia no Daltely, entretanto, foi João Luiz Gomes Júnior (Pinheiros - foto), que, nos 50 peito, não só carimbou o passaporte para o Mundial com os 26.89, como quase bateu o RC e... o WR de Cameron Van der Bergh (AFS), 26.67, do tempo dos trajes (2009). Será, meu Deus, que Felipe França (Corinthians), prata de manhã com 27.23, vai novamente fazer história no Rio?? Bom, no feminino deu Beatriz Travalon (Pinheiros), com 31.92, embora quem largará da raia 4 será Jhennifer da Conceição (Flamengo), que fez 31.89 nadando em observação. Acho muito, mas muito muito difícil que saia índice no Rio, já que o tempo exigido é 30.56. Mas nunca se sabe...

À tarde, a partir das 17, o SporTV transmite ao vivo a primeira parte do Open. Será que vamos ter a história sendo feita para coroar um ano mais do que épico?

FLÁVIO BARBOSA (chega logo, Abril - informações da CBDA e do Best Swimming, foto de Eduardo Fonseca)