BRASILEIRO JUVENIL: Eles tem tudo para brilhar!

25/11/2014 09:03

Quem estiver na piscina da Unisanta, em Santos (SP), para acompanhar o CAMPEONATO BRASILEIRO JUVENIL DE VERÃO - TROFÉU CARLOS CAMPOS SOBRINHO, tem motivos a mais para torcer. É que, dentre 532 atletas que virão de 21 estados do Brasil para disputar o certame, dois fatalmente irão se destacar e ganhar a maior torcida. Claro que são esses aí da foto, naturais de Santos, os destaques juvenis de 2014, e que dispensam qualquer apresentação: Gabrielle Roncatto (Pinheiros), a Iron Baby (apelido que demos baseado em um comentário do Facebook na época do Troféu Maria Lenk), e Felipe Ribeiro da Silva (Unisanta).

Primeiro as damas. Nada mais resta a ser dito sobre La Roncatto aqui neste site, tamanhos os feitos desta menina de 16 anos que, neste ano, "virou uma mulher". Como não nos cansaremos de dizer, ela se tornou a maior esperança feminina da natação brasileira, e pode ser a responsável por, finalmente, nossas meninas das águas saírem das batidas na trave. Seu cartão de apresentação foram os 200 medley no TROFÉU MARIA LENK do Ibirapuera, em Abril, quando foi vice-campeã brasileira, estando atrás apenas de Nathália Almeida (Flamengo). Depois, no Brasileiro Juvenil de Inverno, o TROFÉU ARTHUR SAMPAIO CAREPA, em Aracajú, ela simplesmente bateu recordes em todas as provas que disputou, inclusive os 400 livre, à qual derrubou um recorde de Nayara Ribeiro, feito em 2000: 4:20.63. No segundo semestre, foi campeã brasileira dos 200 medley no TROFÉU JOSÉ FINKEL de Guaratinguetá e, após, se tornou nada menos do que a única atleta deste planeta a vencer, por quatro anos seguidos, a mesma prova em um torneio nacional Juvenil na América do Sul (eu não estou exagerando): os 100 peito do Troféu Chico Piscina, onde venceu oito provas e se tornou a maior campeã do certame, juntamente com Manuella Lyrio (hoje no Minas). Pelo menos, o objetivo dela na terra natal é tentar superar os recordes das quatro provas as quais vai nadar (200 livre, na quinta, 100 livre e 200 medley, na sexta, e 400 livre, no sábado). E, mais do que isso, ser a primeira brasileira mulher a garantir vaga para o Mundial Júnior de Singapura, para o ano.

Sobre Felipe, também não são necessárias mais apresentações. Ele é apontado como o sucessor do sucessor d'ELE, ou seja, o sucessor de Matheus Santana (Unisanta) que, fatalmente, vai suceder Cesar Cielo (Minas/Arizona). No Paulista Juvenil de Limeira, duas semanas atrás, ele foi 100% em todas as provas as quais disputou. No de Inverno, na mesma Unisanta, foi 100% também, batendo recordes atrás de recordes. Já em Aracaju, bateu o recorde, nos 50 livre "só" do recordista mundial júnior e parça, e ainda falou: "ele apostou que eu não quebraria este recorde". Ano passado, ainda por cima, foi indicado para o Prêmio Brasil Olímpico na categoria juvenil. Um dos fatores que podem ajudar Felipe a quebrar suas marcas será a torcida: a renovada piscina da Unisanta vai empurrá-lo nas quatro provas as quais disputará: 200 livre, 100 borboleta (quinta), 100 livre (sexta) e 50 livre (sábado). Não há dúvidas de que Felipe também deve carimbar seu passaporte em Santos mesmo.

Entretanto, como eu falei, serão 532 atletas, e também temos de destacar Sarah Marques (Curitibano) e Maria Paula Heitmann (Minas). As duas também tem colecionado ótimos resultados nos campeonatos juvenis e, sim, também podem beliscar alguma vaga para Singapura. Se não em Santos, pode ser no OPEN. Se não no OPEN, pode ser no Lenk. Entre eles, vale o destaque também a Eduardo Amaral (Minas). Ele também tem batido recordes atrás de recordes e pode surpreender. Eu acho ele também figurinha carimbada no time "enxuto, porém competitivo", nas palavras de Matheus Santana, do Mundial Júnior.

O FamilAquatica, lembremos, vai cobrir o certame, que começa amanhã, a partir de quinta-feira, quando o bicho começa a pegar. Confira o calendário completo das provas:

1ª etapa – 4ª feira, 26/11
100m costas F e M / 800m livre F / 1500m livre M / 4x100m livre F e M

2ª etapa – 5ª feira, 27/11
200m livre F e M / 200m costas F e M / 100m borboleta F e M / 400m medley F e M / 4x100m medley F e M

3ª etapa – 6ª feira, 28/11
100m livre F e M / 200m peito F e M / 200m medley F e M / 4×50 medley misto

4ª etapa – sábado, 29/11
50m livre F e M / 100m peito F e M / 200m borboleta F e M / 400m livre F e M / 4x50m medley F e M

É pra lamentar apenas a ausência da TV CBDA, confirmada durante a transmissão do TROFÉU JULIO DE LAMARE por Djan Madruga, alegando problemas financeiros, o que deixa órfãos pais e fãs da natação que torceriam pelos seus filhos. Mas, fazê o quê?

Esta matéria também está no site oficial da nossa cobertura.

FLÁVIO BARBOSA (if I was a rich man, ba di du bi du bi du... - informações da CBDA e foto deste repórter)