BRASILEIRO JUVENIL: Sim, eles vão!!

28/11/2014 21:35

Olhando para esta imagem, não é necessário dizer mais nada. Um ano maravilhoso para esta guria, coroado hoje, com os mesmos 56 segundos exatos do Troféu Chico Piscina. E 26 centésimos abaixo do índice que a levaria para o Mundial Júnior de Singapura. Num dia de tristezas pela partida do Rei do Humor Roberto Gomez Bolaños, o Chespirito, a princesa da natação se tornou uma das grandes na sua terra natal. Nem precisa dizer que estamos falando de Gabrielle Roncatto (Pinheiros), a nossa Iron Baby, que hoje, na etapa 3 do CAMPEONATO BRASILEIRO JUVENIL DE VERÃO - TROFÉU CARLOS CAMPOS SOBRINHO, na Unisanta, tornou-se a primeira menina a garantir seu carimbo no passaporte para o Mundial Júnior, com mais um RC no Juvenil 2 (a marca anterior era de Giovanna Diamante, do SESI, com 56.26). E, não satisfeita, ainda quebrou outro recorde, nos 200 medley delas, com 2:20.05, 9 centésimos abaixo do tempo da então nadadora do Curitibano Giovanna Dorigon. E daí que o índice era 2:17.98?

Diante do quase de Gabrielle na etapa de ontem, recuperada que está de uma sinusite e em preparativos para uma clínica para futuras estrelas da natação, paralela ao Mundial de Piscina Curta em Doha, tudo indicava que a Iron Baby deixaria seu melhor para o OPEN CBDA/CORREIOS, no Rio. "Eu não estava tão bem aqui, mas também não queria perder (este índice) porque estou em casa. Então foi bom, estou feliz!", disse, emocionada. Ela, amanhã, ainda terá os 400 livre. Será que ela vai tirar mais um coelho da cartola como em Aracaju?

Falando em tirar coelho da cartola e bolas na trave que entraram, o que mais dizer sobre Felipe Ribeiro de Souza (Unisanta)?? Depois de uma primeira parte de segundo semestre de incertezas, na Unisanta, diante da sua torcida, era hora de provar que "o campeão voltou". E voltou mesmo, com direito a novo RC e o segundo índice da tarde para Singapura: nada menos que 49.93, e o índice era 50.66. O antigo RC era "só" de um tal de Matheus Santana, conhecem? E ele ainda foi premiado pelo próprio. Foi seu melhor tempo ever. "Eu queria nadar para 49 fazia tempo. E estou muito feliz, foi um tempo excelente", comemorou Ribeiro. Ele pode fazer mais mágicas ainda amanhã, nos 50 livre.

Aliás, qual é o segredo para a Unisanta revelar tantos e bons talentos? Na opinião dela: "é toda a estrutura que o Santa tem, ótimos técnicos, e com certeza meus bons resultados foram graças ao Santa". Felipe só concordou: "falou tudo!". E eles rechaçaram qualquer possibilidade de mudança para os Estados Unidos: "pensei nisso até ano passado, mas resolvi fazer minha carreira aqui no Santa", disse Felipe.

Ainda bem. Eles tem muito para nos mostrar!

MAS E OS OUTROS?
Tivemos mais dois RCs e um quase índice. Nos 200 peito Juvenil 2, faltou pouco para Eduardo Amaral (Minas - foto) conseguir o índice de 2:16.45. Na verdade, faltaram 19 centésimos, já que ele fez 2:16.64. Para compensar, ele quebrou o recorde "apenas" de "um tal de" Thiago Pereira, feito em 2002: 2:19.58. Ele nos justificou: "a chegadinha deu errado um pouco. Faltou dar aquele impulso no final, mas estou muito feliz e espero que no Open ou no Maria Lenk eu consiga melhorar meu tempo e conseguir o índice". No feminino, Thayanne Cardoso (Pinheiros) fez 2:41.17. Ela não vai ao Open, mas ficou feliz com o seu primeiro ano no Pinheiros, visto que até ano passado ela era do Corinthians: "estou gostando bastante de treinar no Pinheiros. Espero que 2015 seja melhor para mim".

Outro grande nome da etapa de hoje, no Juvenil 1 foi Caio Pumputis (Pinheiros). Ele, na raia 1, fez 2:08.26 e pôs no chão o recorde de Lucas Salatta (feito em 2002) de 2:09.23. Ele ainda venceu os 200 peito com 2:22.88. Já Maria Paula Heitmann (Minas), apontada por nós como a grande estrela do Juvenil 1, mais uma vez tocou na trave: fez 57.77 e o recorde Juvenil 1 ainda é da Iron Baby.

Com tudo isso, a uma etapa do fim, o Pinheiros está com 453 pontos, ainda na frente. Mas nada está decidido, porque o Corinthians, com 263 e o Minas, com 230 pontos, ainda podem chegar. Promessa, então, de emoções na derradeira etapa, que tem os 50 livre, 100 peito, 200 borboleta, 400 livre e o reveza 4 x 50 medley. A Unisanta vai tremer...

FLÁVIO BARBOSA (vá em paz, Chespirito... - primeira foto de Eduardo Fonseca e as demais, deste repórter)