BRASIL: O PAÍS DA MARATONA AQUÁTICA

12/10/2014 14:32

2014. O esporte brasileiro não viveu seus melhores momentos. Nossa seleção de futebol, em pleno Mineirão, foi humilhada, espancada, torturada, esmagada, atropelada, e outros termos derivados, pela seleção Alemã. A nossas seleções de vôlei bem que tentaram, mas voltaram com as mãos abanando de seus mundiais. Só os esportes aquáticos salvaram o Brasil. Bruno Fratus e Matheus Santana deram ao Brasil triunfos na natação de piscina longa. Não duvido que tenhamos mais em Doha, agora em Dezembro.

Mas o grande momento do esporte brasileiro em 2014 quem nos deu, de novo, foram as maratonas aquáticas. E, como ser a melhor seleção do mundo em Barcelona, no ano passado, foi pouco, nossos heróis dos mares queriam mais. E mais tiveram! Além do já confirmado título, no feminino, de Ana Marcela Cunha (SESI) na Copa do Mundo FINA de Maratona Aquática, agora tivemos confirmado o vice-campeonato de Poliana Okimoto (Unisanta), que só não foi mais longe porque uma lesão na coluna a tirou das etapas no Canadá, e o título de Allan do Carmo (ACEB/BA), no masculino. Só um meteoro tira os triunfos do nosso time das águas, visto que só é preciso que Ana, Poliana e Allan larguem na etapa próxima, em Hong Kong, domingo que vem, segundo a regra da FINA, para que eles estejam consumados.

No masculino, que sempre largou antes, Allan comeu pelas beiradas. No início, ficou no primeiro pelotão intermediário, esperando o melhor momento para surpreender Thomas Lurz (ALE), que liderava. E ele veio no último quilômetro de prova, quando ele veio como um torpedo para ultrapassá-lo e completar a prova em 1:52:59.57 e consagrar-se campeão do circuito. Lurz, por pouco, também não perdeu a prata para Diogo Villarinho: o alemão fez em 1:53:00.21, enquanto o minastenista, 1:53:01.77. Samuel de Bona (GNU) completou em décimo, com 1:53:09.10.

Já entre as meninas, quem pode parar a baiana Ana Marcela?? A já campeã confirmou o favoritismo e completou a prova após 2:06:13.03. E Poliana voltou com tudo de seu afastamento forçado para garantir o vice-campeonato da Copa do Mundo FINA com 2:06:14.35. E a prova feminina nem tava tão fácil assim, sendo que as duas só assumiram a ponta também nos quilômetros finais.

Podem ter certeza que o Brasil vai abraçar esse time!! Com muito esforço e treinamentos, os resultados vieram!! E mais vem aí!! Parabéns, rapaziada!!

FLÁVIO BARBOSA (show de bola neles, Brasil! - informações da Best Swimming, da CBDA e foto de Satiro Sodré)