Assim no Brasileiro, como no Mundial...

13/11/2014 15:25

O final do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas será o mesmo da COPA DO MUNDO FINA: Allan do Carmo (INEB/BA - foto) e Ana Marcela Cunha (SESI) consagrados campeões. A confirmação veio hoje, com a vitória de ambos na penúltima etapa do nacional: os 7,5 km de Inema (BA). Foi uma festa múltipla para Allan e Ana, já que, além da vitória e do título nacional, eles ainda "receberam as faixas" de Campeões Mundiais no quintal de sua casa, baianos que são.

A largada foi feita pelo governador baiano, Jacques Wagner (PT), que elogiou os feitos de seus conterrâneos: "A Bahia tem a maior costa do Brasil, com 1180 quilômetros. Daí é natural a gente ter uma tradição em maratonas aquáticas, com campeões mundiais e muitos adeptos. O governo baiano tem que incentivar o esporte, visto que o estado. A piscina olímpica está saindo finalmente. Tivemos muitos problemas na construção, mas agora tenho certeza que será concluída. Dou os parabéns aos atletas, a federação e a confederação. É muito bom ver o entusiasmo de todos e principalmente dos nossos jovens e também do pessoal mais velho praticando este esporte", disse, referenciando a Piscina Olímpica, que só deve ser inaugurada - talvez - em 2015, depois da Piscina Olímpica ter sido demolida por estar na antiga área da Fonte Nova, agora uma arena que sediou a Copa.

Allan venceu a prova masculina depois de 1:38:07, tendo Samuel de Bona (GNU) chegado exato um segundo depois. Completou o pódio o também unionista Fernando Ponte, com 1:38:11. "Este foi um ano 100%, porque venci o sul-americano, a Copa do Mundo, o Brasileiro e ganhar a prova em casa é sempre muito bom. Ainda tenho a seletiva para Kazan (onde vai rolar o Mundial de Esportes Aquáticos do ano que vem), que vai ser no dia 7 de Dezembro em São Bernardo do Campo, e depois uma pausa breve para voltar com tudo", comemorou Allan, já pensando no seu futuro.

Já no feminino, Aninha, arretada, confirmou a fase sensacional. Não bastasse ser a primeira atleta do mundo a subir ao pódio em todas as etapas da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas, ainda ganhou todas as provas até agora no Nacional. Na de hoje, 1:39:06 foi seu tempo. "Sempre que caio na água, seja em que competição for, é para fazer o meu melhor e tentar vencer. Passo apenas 15 dias dos 365 do ano na Bahia e este é sempre um momento especial', disse a baiana, que atualmente mora em Santos, deixando claro que seu objetivo é chegar entre as dez primeiras em Kazan, e assim garantir vaga definitiva para a Olimpíada do Rio de Janeiro, "mas, de preferência, batendo em primeiro lugar". Depois de Ana, bateram Betina Lorscheitter (GNU), com 1:41.52 e Bruna Primati (SESI), 1:46:58. Foi o primeiro pódio, aliás, de Bruna, que só neste ano está estreando nas maratonas aquáticas.

No sábado, também em Inema, haverá a prova derradeira do circuito, os 5 km. Com a presença dos campeões, que vão comemorar de novo em casa.

FLÁVIO BARBOSA (ó xente, a Bahia ruleia - informações da CBDA e foto da FBDA)