Ainda não é desta que Santos volta

16/10/2014 10:25

Foi divulgado ontem pela FINA o calendário 2015 para a sua Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas. O motivo, segundo a entidade maior dos esportes aquáticos mundiais, foram os boatos de uma possível prova nos Emirados Árabes Unidos, o que causaria, talvez, um boicote dos Estados Unidos. O motivo? Segundo a ESPN norte-americana, é que Alex Meyer, nome maior das maratonas aquáticas norte-americanas, clamava por um boicote a FINA por levar de volta uma etapa da Copa do Mundo aos Emirados Árabes Unidos, onde, na última prova da temporada, em Sharjah, o nadador americano Francis Crippen faleceu de maneira trágica, o que resultou em mudança nas regras das águas abertas.

O problema é que houve um claro erro: Lac St. Jean e Lac Magog no Canadá aparecem na mesma data, dia 31 de julho, um dia depois da prova de 25 km do Mundial de Kazan (RUS), o que comprova a pressa da FINA em se livrar de um problema.

Bem, segundo o calendário, ainda não é desta vez que Santos volta a sediar a prova de abertura do Circuito Mundial, o que rolou pela última vez em 2013. Ainda não se sabem as razões pelas quais a prova foi retirada do calendário este ano, mas é possível que ela só volte quando meu neto nascer. Eis as provas do circuito, as mesmas deste ano:

7 de fevereiro – Patagones-Viedma, Argentina
2 de maio – Cancún, México
27 de junho – Setúbal, Portugal
31 de julho – Lac St. Jean, Canadá
31 de julho – Lac Magog, Canadá
8 de agosto – Lac Megantic, Canadá
12 de outubro – Chun’An, China
17 de outubro – Hong Kong, Hong Kong

Bem, vamos ver se haverá mudanças neste calendário preliminar. Onde há vida, há esperança. Quem sabe um dia o país da Maratona Aquática volte a sediar sua prova no circuito.

FLÁVIO BARBOSA (uns tem muito, outros tem nada - informações da Best Swimming e da FINA)