Nathalia Almeida: olho nessa menina!

27/11/2013 10:54

Você pode não se lembrar, mas até bem pouco tempo atrás, ela era a menina de vida dupla: além de nadar, se apresentava no nado sincronizado. E mandava bem nas duas competições. A carioca Nathalia Almeida, conhecida no mundo das águas por Naná, começou sua carreira no Tijuca Tênis Clube, mas está no Flamengo desde 2012. Durante sua carreira, colecionou títulos e medalhas nos dois esportes, aqui e lá fora. Mas uma lesão no ombro obrigou Naná a guardar a maquiagem e pendurar os maiôs coloridos, só continuando na natação.

Mesmo assim, batalhadora que é, aguentou firme até o baque de ter o time sênior do Flamengo extinto criminosamente no início de 2013 e passou a liderar o time feminino rubro-negro. A responsabilidade aumentou. E as vitórias também. No Brasileiro Júnior e Sênior de Curitiba, Naná – que no próximo dia 14 vai completar 17 anos – bateu o recorde de campeonato nos 200 medley Júnior 1, garantindo vaga para o Mundial Júnior de Dubai nos revezamentos 4 x 200 e 4 x 100 livre, onde conseguiu bom quinto lugar.

Mas Naná sabe que pode – e deve – melhorar, já que sua carreira está só no início. É nome certo no Campeonato Brasileiro Júnior de Natação / Troféu Júlio Delamare, que acontece no próximo fim de semana na piscina do Botafogo, no Rio, onde vai disputar, pelo Júnior 1, os 200 borboleta, os 200 livre e os 200 e 400 medley, além dos revezamentos. Escavando sempre marcas preciosas como futura geóloga que será, Naná busca provar ao mundo que ela veio para marcar história na nossa natação.

Confira nossa mini-entrevista com Naná:

  1.  Você começou sendo conhecida – e até apareceu na Globo – como a menina que era, ao mesmo tempo, nadadora e atleta de nado sincronizado. Como você resolveu que era hora de optar e, claro, escolheu pela natação?

Muita gente acha que eu parei por causa da carga excessiva, mas eu ja fazia os 2 esportes desde os 6 anos de idade; entao acho que nem sentia muito isso (risos). Mas acabou acontecendo. Nao sei dizer muito bem o que me levou a ficar na natação, so sei que aconteceu e estou feliz com isso.

  1. Sente saudade dos seus tempos de nado sincronizado?

Sinto muita falta das minhas amizades e das competições, as vezes bate aquela vontade de cair na agua e começar a fazer! (risos)

  1. Como foi ter resistido a uma limpa criminosa na natação do Flamengo, que envolveu César Cielo e Joanna Maranhão, por exemplo?

Acho que apesar de tudo o que aconteceu, foi bom eu ter continuado no Flamengo. Confio muito no meu tecnico e sei que fizemos um otimo trabalho esse ano, então me sinto muito bem em ter continuado lá, que se tornou minha segunda casa.

  1. O que aprendeu em seu primeiro Mundial Júnior, em Dubai?

Aprendi realmente muito coisa naquele mundial: primeiro, que se você persistir seus sonhos podem se realizar; segundo, que uma equipe unida pode ir aonde quiser; terceiro que o Brasil precisa treinar muito se quiser fazer bonito nas Olimpiadas. E muitas outras coisas, como ver grandes nomes competindo ao seu lado (Ruta, Mack Horton, James Guy, etc).

  1. Acha que a natação brasileira tem tudo para melhorar até a Olimpíada, com este novo projeto da CBDA liderado pelo Fernando Vanzella?

Sim, acho que a natação feminina vai dar um pulo muito grande ate as Olimpíadas. Acho que, melhoramos bastante e, com um bom investimento e treinamento certo, vamos melhorar ainda mais.

  1. Neste fim de ano, o que espera das duas últimas competições?

Espero que eu posso representar bem meu time e que consiga fazer o melhor possivel, melhorar meus tempos e quem sabe uma medalha no open (risos)?? Vamos ver.

FLÁVIO BARBOSA