ENTREVISTA: Victoria Rayol: "Quero sempre vencer eu mesma"

02/04/2014 19:03

 

Desde que Eduardo Bandeira de Mello criminosamente extinguiu o time sênior do Flamengo, ao fim de 2012, alegando contenção de despesas, todos acreditavam que acabaria definitivamente a natação naquele que um dia foi o maior time da natação brasileira. Porém, uma nova geração tem surgido para mostrar que, sim, o Flamengo ainda tem uma natação competitiva forte. Exemplos são Nathalia Almeida e Luiz Altamir Júnior, medalhistas em todas as competições absolutas que disputaram.

Mas uma menina de 16 anos tem tudo para ser um dos futuros nomes da natação brasileira. Seu nome é Victoria Rayol. Disputando competições desde 2010, teve bons resultados até ano passado na categoria juvenil, participando, recentemente, do Troféu Carlos Campos Sobrinho em Palhoça (SC), e agora ela está na categoria Júnior. Infelizmente ela não estará no TROFÉU MARIA LENK, mas é nome certo para o Brasileiro Júnior e Sênior do Rio de Janeiro em Maio e para o TROFÉU JOSÉ FINKEL em Guaratinguetá, em Setembro. O jeitinho sorridente de Victoria nos faz lembrar muito a sua ídola, Missy Franklin.

Falamos com ela sobre a sua carreira, sua rotina, seus objetivos, o Flamengo e ela, inclusive, nos contou que esporte queria fazer se nadadora não fosse: nado sincronizado. Confira nosso papo superlegal com Victoria:

1) Como você resolveu ser nadadora profissional?
Foi por vontade própria, nunca tive influencia de ninguém. Eu sempre gostei de estar na água ,em 2010 foi quando realmente as coisas ficaram mais sérias. Nunca gostei de perder e pra ganhar precisava treinar bastante. E as coisas foram tomando o seu caminho assim!

2) Qual é o seu estilo favorito?
Nado o costas e crawl, mas o borboleta sempre foi o estilo preferido, talvez porque seja o único que não sei nadar tão bem.

3) Como foi você ter recebido a notícia de que a tradicionalissima equipe de natação do Flamengo acabou com seu time sênior, no fim de 2012? Acha que o time pode voltar aos grandes e bons tempos?
Foi uma grande decepção, com certeza, pra nós, atletas e comissão técnica também. O sênior servia de exemplo e referencia pra maioria de nós, se não todos. Tem propostas pra equipe de sênior voltar ano que vem, vamos esperar, né? Acredito muito nos técnicos do Flamengo. Eles podem levar a equipe muito longe!

4) Você é paulistana de nascimento, mas está morando no Rio. Você se considera mais paulistana ou carioca?
Mais carioca! Moro aqui desde os 8 anos e já esta dentro de mim o estilo de vida carioca!

5) Já pensou em nadar nos Estados Unidos?
Penso em ir pro Hawaii ou Austrália, são mais o tipo de lugar que se encaixa no que pretendo estudar na faculdade.

6) E pretende fazer faculdade de quê?
Biologia Marinha!

7) O que, na sua opinião, falta para a natação feminina ter um nome de grande afirmação?
Acho que o investimento e o apoio no esporte todo em geral!

7) Como é sua rotina de treinos?
Faço o treino principal pela parte da manhã, seguida da musculação. E dobro 2 ou 3 vezes na semana a tarde, dependendo do período de treino.

8) Que esportes você faria, se não fosse nadadora?
Acho que nado sincronizado, é muito legal as apresentações e o treino é bem dinâmico.

9) Já se imaginou defendendo a seleção brasileira, em algum evento internacional e, claro, na Olimpíada do Rio?
Imaginação é o que não falta com certeza. Mas sei que tenho que dar um passo de cada vez, e é pelos treinos que e u vou chegar lá!

10) E qual é o seu maior ídolo na natação?
Bem clichê, mas a Missy Franklin. É uma atleta completissima, e gosto do carisma dela, esta sempre sorrindo!

11) O que te motiva mais nas competições que você disputa?
Quero sempre vencer eu mesma, não importa a colocação. Abaixar os meus tempos e acertar erros que cometia antes são meus objetivos. Tiro a motivação dos treinos que aguentei ate o momento de chegar atras do bloco na minha prova!

12) E finalmente, mande seu recado aos leitores do Famila!
Não desistam de uma coisa que você quer muito, por ser difícil de alcançar, por que no final com certeza vai valer a pena. Beijo pra todos!

FLÁVIO BARBOSA (e tem mais entrevista chegando!)