ENTREVISTA: Sara Palma Ribeiro: do Sul de Minas para as piscinas

05/12/2014 09:53

Hoje, na piscina do Minas, começa o IV TROFÉU LUIS ANTÔNIO DE CASTRO MENEZES, equivalente ao Campeonato Mineiro Juvenil a Sênior de Natação. Mais de 200 atletas vão disputar, vá lá, o título de segundo melhor time de Minas, já que o primeiro lugar todos já sabem que será o Minas. Mesmo sem ELE, Henrique Martins e Manuella Lyrio, por exemplo, o Minas tem um time fortíssimo, com veteranos como Ítalo Manzine, Felipe Martins, Carolina Bergamaschi, Roberta Sander, e estrelas da nova geração, como Maria Paula Heitmann e Eduardo Amaral. Da nova geração vem a entrevistada de hoje.

Vinda de São Lourenço, Sara Palma Ribeiro pode ter um rostinho fofo, mas não se enganem: com 16 anos completos pouco antes do BRASILEIRO JUVENIL de Santos, é considerada uma aposta do Minas para as provas de costas e borboleta. No Mineiro, ela disputará os 100 e 200 borboleta e 100 e 200 costas. Colecionando bons resultados, inclusive um terceiro lugar nos 200 borboleta em Santos, Sara espera melhorar seus resultados e avançar muito para o seu primeiro ano na categoria Júnior. Falamos com ela sobre sua carreira e seus projetos, sobre o futuro na natação, as dificuldades de sua faixa etária e sobre treinar com as feras da Máquina do Minas. Confiram! 

1) Nos fale como você se interessou pela natação.
Meu pai sempre foi técnico de natação e desde pequena me colocava para nadar, ai ja criei o interesse em treinar mesmo! 

2) Esperava bons resultados neste ano de 2014?
Esperava baixar um pouquinho mais em cada prova, mas mesmo assim estou bem satisfeita e bem realizada!!! 

3) Sendo você parte de um timaço, que eu chamo de Máquina, dá um frio na barriga pensar que você é companheira de craques das águas como César Cielo, Manuella Lyrio, Carol Bergamaschi, os Martins...
Siiim, vejo diariamente os treinos da principal e me espelho bastante para que eu consiga ser como eles, "craques das aguas" como você falou! (risos) 

4) E nos conte como pintou o convite pro Minas?
Em 2012, meu pai recebeu o convite dos técnicos, e como minha irmã mais velha também saiu de casa muito cedo para treinar em um clube maior, queria fazer o mesmo! Então, assim que recebi o convite, eu e meu pai conversamos e vimos que era uma proposta muito boa pelo clube que o Minas é e pelos técnicos envolvidos! Assim, em 2013 vim para Belo Horizonte e comecei a treinar aqui!

5) Sei bem que você é da mesma geração de Gabrielle Roncatto, Maria Paula Heitmann, Sarah Marques... que creio ser a melhor geração feminina vindoura. O que falta, afinal, pra afirmação da natação feminina brasileira?
Na minha visão, vejo que falta mais valorização dos atletas de base, principalmente a feminina, pois são os que em um futuro bem próximo vão representar o Brasil em grandes competições!! 

6) Fale pra gente da sua rotina de treinos
Dias de segunda e quarta, faço dobra de madrugada. Acordo 4:30 para cair na agua 5:15 e sair 6:30 pois estudo de manhã! A tarde malho 3 vezes por semana e faço parte física nos outros dias, antes da parte dentro da agua! Ai, logo depois entramos na agua, as 18 e saímos as 20. 

7) Acredita que, em 2015, alcançará o Panamericano, pelo menos, no seu caminho pro Rio em 2016?
Sim, quero representar meu pais em algum mundial, sul-americano absoluto e Olimpíadas!!! No que vem treinarei mais forte ainda para que eu possa chegar em resultados ainda maiores!!! 

8) A sua faixa etária, como diz o Djan Madruga, é a mais difícil pra quem nada, já que tem os primeiros problemas com contusões, os nadadores começam a seguir sem a ajuda dos pais e tem o Vestibular. Apesar de tudo, você seguiria por muito tempo mais nadando?
Acho que consigo ficar nessa rotina por um tempinho ainda! (risos) Gosto muito e não sei o que faria se eu parasse! Por enquanto não me imagino sem os meus treinos diários! 

9) E se viesse alguma proposta de clubes do Brasil - ou até de Universidades Americanas, pelo menos a partir de 2016, você aceitaria?
Ai eu teria que conversar muito com meu pai, para ver o melhor pra mim e assim tiraria minhas conclusões, se eu mudaria ou não de lugar! 

10) A pergunta mais óbvia: se imagina defendendo o Brasil na Olimpíada do Rio em 2016?
Imagino, sonho e quero muito poder defender meu pais nas Olimpíadas! Afinal não existe atleta que não tenha esse sonho, né?? (risos) 

11) Fechando, mande uma mensagem pra galera do Famila!
Aaah, queria agradecer todo o carinho que vcs tem comigo! E que sempre estejam presentes nas competições!

FLÁVIO BARBOSA (e vem mais entrevista ainda neste ano, senhores - agradecimentos à Sara Palma Ribeiro pelas fotos e pela atenção!)