ENTREVISTA: Gabriele Roncatto: "O segredo é o amor pelo que se faz"

04/04/2014 20:38

Uma das grandes tendências da natação mundial é a comprovação do ditado de que família que nada unida permanece unida. São vários os exemplos: as Campbell, os McKeon, os Prado, os Madruga... não é de hoje. Vinda de Santos, a família Roncatto comprova isso. Dos quatro filhos de Dona Andréa, três seguiram nas águas, colecionando bons resultados.

O maior orgulho dos irmãos e da Baixada Santista na natação atende pelo nome de Gabriele Gonçalves Roncatto. Gabi, como é conhecida, aos 7 anos via o irmão Matheus nadar na Unisanta. Resolveu seguir o caminho dele. E se deu bem: desde o pré-mirim, só tempos espetaculares, recordes de campeonato e prêmios por índices técnicos. Em 2011, novos ares: Gabi, Matheus e Daniele, a mais nova da companhia, foram para o Pinheiros, onde estão até hoje. E Gabi tornou-se um dos grandes nomes desta nova geração: foi o melhor índice técnico do Troféu Carlos Campos Sobrinho do ano passado, em Palhoça, no Juvenil 1 e tem colecionado excelentes resultados. É uma das esperanças pinheirenses para o Troféu Maria Lenk (onde nadará 100 peito, e os 200 livre, peito e medley), para o Paulista Juvenil de Santos e para o Troféu Arthur Sampaio Carepa de Aracaju no primeiro semestre, além de lutar por uma vaga nas Olimpíadas da Juventude de Nanjing. 

Conversei com Gabi e ela me falou que pensou em nadar nos EUA (mas ainda nada concreto), de sua gratidão pela equipe ceciliana onde ela começou, e nos revela o segredo do sucesso dos Roncatto: o amor pela natação. Veeeeeeeejam!

1) Você faz parte de uma linhagem de campeões na natação, tanto que a ESPN já fez matéria com os irmãos Roncatto. Qual o segredo de tantas vitórias?
Não acho que tem um "segredo", acho que o mais importante é a paixão, você tem que amar o que você faz, seja o que for, porque quando você gosta, você se dedica, você se esforça para ser cada vez melhor, buscar cada vez os melhores resultados, se existe algum segredo, é esse, o amor pelo que faz.

2) Pra você, como será 2014?
Eu espero que 2014 seja muito bom, eu estou treinando muito pra poder melhorar minhas marcas de 2013, e se Deus quiser vai dar tudo certo.

3) Nos conte sobre sua rotina de treinos?
A minha rotina é assim: eu faço o treino na água, depois faço o preparo físico. Dependendo da época, 3 ou 4 vezes na semana eu faço mais um treino na água na parte da tarde.

4) De todos os estilos que você nada em competições, qual você prefere?
Eu gosto de nadar todos os estilos, mas acho que prefiro mais nadar peito e crawl.

5) O que você aprendeu na sua passagem pela Unisanta, onde você foi revelada?
Eu aprendi tanta coisa no Unisanta, eu tenho muito orgulho de dizer que já representei esse clube. Lá eu tive técnicos maravilhosos, como o Claudio (Paz), que me ensinou muita coisa. Uma das coisas mais importantes que aprendi com ele acho que foi a disciplina durante o treino. E o Rogério (Campos), que também me ensinou muita coisa, mas a que mais me marcou com certeza foi aprender a levantar depois de uma derrota. Sou muito agradecida ao Unisanta e à família Teixeira.

6) Já pensou em passar uma temporada nos Estados Unidos para nadar e prestar faculdade?
Andei pensando muito nisso nesses dias, mas também ainda tenho muito tempo pra pensar nisso. Eu gostaria, mas por enquanto é só uma vontade minha.

7) Acha que está preparada para pegar uma possível seleção brasileira absoluta?
Acredito que sim, ficaria muito feliz se pegasse, é uma das minhas metas para esse ano.

8) Você tem algum ídolo na natação?
Tenho sim: a Ruta Meilutyte, Michael Phelps são exemplos de alguns dos meus ídolos.

9) Você é conhecida pelo jeito espontâneo e divertido! A amizade com as companheiras do Pinheiros ajuda muito nos bons resultados?
Eu acredito que isso influencia muito! Porque é muito mais fácil você treinar bem, quando o clima na equipe está bom, quando está todo mundo unido, lutando juntos por um mesmo sonho, quando você tem alguém ali te ajudando. Lá no Pinheiros é muito assim, o clima é muito bom e o time é muito unido, Isso está fazendo total diferença pra mim!

10) Além da Olimpíada, qual o seu maior sonho?
Meu maior sonho com certeza é estar na Olimpíada e representar muito bem o Brasil lá!

11) E, finalmente, mande uma mensagem pra galera do Famila.
Que jamais desista dos seus sonhos, por mais difícil que seja, no final tudo vai valer a pena! Beijos pra todo mundo!!

FLÁVIO BARBOSA (Aguentem firme, que até o ML tem mais entrevista vindo aí! - agradecimentos à própria Gabi pela ajuda e pela foto)