ENTREVISTA: GABRIELA ROCHA, melhorar sempre!

14/09/2014 00:03

Era o dia 3 de Janeiro de 2013 quando Gabriela Campagnoli Rocha tomou a decisão de deixar o Espírito Santo para encontrar o destino. Ao se mudar para São Paulo e ser contratada pelo Corinthians, a nadadora, já conhecida por integrar a Seleção Absoluta no Pan de 2011, começava uma grande jornada. Aos 19 anos, campeã de muitos títulos de categoria (a sua atual é a Júnior 2) e com passagem também por maratonas aquáticas, ela tem conquistado ótimos resultados em torneios absolutos e fez parte do time que, após 48 anos, papou o TROFÉU MARIA LENK.

Outro ponto forte é a amizade de Gaby (assim ela é conhecida) com vários nadadores de muitos clubes. Por exemplo: quando conheceu e começou a namorar o xará Gabriel Freitas, ele ainda era do Pinheiros; atualmente é seu parceiro de time. E ela também tem muitas amigas dentro e fora do Timão, como Nathalia Almeida, do Flamengo. Muito querida pela nação aquática, sempre receptiva, não titubeou em aceitar ser entrevistada pelo Famila!

Neste papo, ela vai nos falar de sua constante melhora, de sua rotina de treinos, de seus pontos fortes e fracos, da evolução da natação feminina, da natação capixaba e do convite do COES (Centro Olímpico do Espírito Santo), além é claro de dizer que não, não irá se mudar para os Estados Unidos. Confiram!!

1) Você tem melhorado seus tempos em todas as competições que participa. No que você tá acertando e no que precisa melhorar?
Acho que a experiência nas provas de fundo está contando muito. Nado há muito tempo essas provas, então acho que cada vez mais a gente vai acertando as passagens e o ritmo. E nos 200 borboleta acho que, por ter começado a nadar a pouco tempo, eu ainda estou aprendendo a nadar essa prova. Então cada competição é como se fosse um teste, eu vou sempre tentando melhor uma passagem e a volta da prova, que por enquanto é o meu forte. E acho que a minha saída tenho que melhorar muito, aproveitar que minhas costas deram uma trégua nas dores e treinar mais potência.
 
2) Sendo você uma nadadora polivalente, qual é seu estilo favorito?
O borboleta tem que conquistado, mas gosto muito de nadar crawl tambem!
 
3) Qual é, na sua opinião, o segredo pro Espírito Santo revelar tão bons nadadores?
Ah, isso eu nao sei! (risos) Mas já treinei com todos e sei que sao muito dedicados, acho que esse é o segredo, não deixar o fato de crescermos em clubes menores atrapalhar nossa caminhada em clubes maiores.
 
4) E você recebeu o convite pro COES, do Arílson Silva?
O projeto do COES é uma coisa que o Espirito Santo estava precisando. Foi muito bom pra muitos atletas, o Ari tem um trabalho muito bom, é um dos melhores tecnicos do Brasil. Mas, para as provas que eu nado, o melhor lugar pra mim hoje é no Corinthians. Mas fiquei feliz em saber que o ES esta investindo no esporte de alto rendimento.
 
5) Quando você decidiu que era hora de respirar novos ares e o que a fez escolher o Corinthians?
Acho que a gente uma hora na vida precisa decidir qual caminho seguir, nadar ou não nadar. E na época que eu sai do ES, lá nao tinha um lugar que me desse a oportunidade de chegar no meu objetivo, apesar dos profissionais EXCELENTES que tem lá, e que eu sou muito grata e amiga de todos ainda. A infra-estrutura conta muito, e no Corinthians eu encontrei tudo que eu precisava e não me arrependo. Estou muito feliz aqui, e quero que continue dando certo.
 
6) Vendo o Troféu José Finkel, percebi que a natação feminina do Brasil muito tem a melhorar em relação à natação masculina. Além do apoio devido, o que falta para nossas meninas?
Eu acho que a natação feminina evoluiu muito já, muitas meninas estão representando nosso país muito bem la fora, então acho que estamos no caminho certo. Não acho que tenha algo a fazer, acho que a CBDA tem que continuar investindo, levando pra competições, porque isso que importa. Tenho certeza que a natação feminina vai crescer cada vez mais!
 
7) E pra nova geração? A Gabi Roncatto, por exemplo, teve um espetacular desempenho no Finkel, mas não vai pro mundial...
Acho que as meninas novas estão muito bem, mas sempre é assim, né? As meninas novas sempre se destacam em algumas provas, agora tem que continuar nessa pegada pra natação feminina só crescer.
 
8) Sabendo que você já fez parte de Seleção Brasileira Júnior e que vai pro Interfederativo de Anápolis pela Seleção Paulista, sei bem que você tem a expectativa de uma Absoluta, né?
A gente sempre quer voltar pra uma seleção absoluta, depois do Pan eu ainda nao voltei, so fui pra de categoria. Mas estou treinando muito pra voltar!
 
9) Ser companheira de time do seu namorado (Gabriel Freitas) e ter amigos em vários clubes (como a Nathalia Almeida, a quem você venceu nos 400 livre do Chico Piscina em 2011) tem te feito bem...
Pra mim tá sendo muito bom ter ele por perto todos os dias. A gente se ajuda muito, tem dia que o cansaço bate e ter um ao outro ajuda muito, coloca pra cima. Tento ter sempre um boa relação com minhas adversárias, dentro d'agua é dentro d'agua, fora é fora. Nao gosto de perder, mas tambem nao levo pra fora das piscinas. Sou bem resolvida em relação a amizades, resultados nao interferem. Moro com a Bianca (Avella, também do Corinthians), nadamos uma contra a outra e nossa relação é ótima, pra mim isso é muito importante.
 
10) Nos conte a sua rotina de treinos no Timão? Você estuda?
Treino de manhã e faço musculação, depois treino de tarde e estudo a noite. Faço Estética na Unip. E terça e quinta tenho folga a tarde.
 
11) Você já pensou em morar, treinar e estudar nos Estados Unidos?
Não, não tenho vontade nenhuma em morar fora do país!
 
12) Nem é preciso perguntar se você quer ser parte da seleção brasileira das Olimpíadas de 2016 no Rio...
Claro, acho que todo mundo quer! Não vai ser fácil, os índices estao fortes, vamos ver no que vai dar daqui até lá.
 
13) Você também teve uma experiência nas águas abertas. Nos conte mais e, como diz Moraes Moreira, "por que parou? Parou por quê?"
Nadei duas etapas da Copa do Mundo e um Mundial Junior, alem de algumas etapas do circuito brasileiro. Mas como tenho problema nas costas eu sempre me machucava. Aí desisti. Por enquanto! (risos)
 
14) Quais são seus grandes ídolos e referências?
Acho que a Katinka me inspira, pra mim ela é a melhor do mundo!
 
15) O que espera das próximas competições em 2014?
Espero continuar melhorando!
 
16) E pra fechar, mande um recado pros nossos leitores!
Valeu galera, continuem acompanhando e torcendo! Beijos!
 
FLÁVIO BARBOSA (ainda tenho muito o que aprender com a Bia Nantes, mas tô no caminho certo! - agradecimentos à Gabriela Rocha pela foto e pela entrevista)