ENTREVISTA: Aline Saporito, mudando para melhor!

27/03/2014 20:45

Uma bela fera. Assim podemos definir Aline Saporito Caetano. A paulistana de 22 anos foi revelada na Granja Viana e passou pelo Corinthians, Paulistano e Paineiras (com uma rápida passagem pelo Pinheiros em 2010) e, nadando desde cedo, sempre tem mostrado excelentes resultados no nado costas, do qual é especialista. Ano passado, por exemplo, ela conseguiu prata nos 50 costas, no OPEN de Porto Alegre.

Mas, para Aline, era hora de voar mais alto: no início do ano, ela anunciou sua saída do Paineiras, que defendeu desde 2007 e sua entrada no Pinheiros. "Queria treinar com pessoas da minha idade, pois no Paineiras treinava sozinha praticamente. Queria ter uma referência, para assim treinar cada vez mais forte. Queria um clube que me desse uma estrutura boa e que me ajudasse ao máximo e tivesse um bom técnico. Foi aí que eu escolhi o Pinheiros", justificou a bela loirinha de olhos claros.

Outro dos segredos de Aline para os bons resultados é o apoio da família. Sempre que possível, Edilene, a mãe, Luiza, a irmãzinha e Clóvis, o namorado, estão com ela nas competições para passar energias positivas. Inclusive, ela até pensou em treinar nos EUA, mas resolveu ficar junto com a sua família.

Confira agora o papo que tivemos com Aline, que nos falou sobre seus treinos, a mudança, seleção e o apoio familiar:

1) O que a levou a, após muitos anos no Paineiras, tomar a decisão de acertar com o Pinheiros?
Decidi ir para o Pinheiros pois queria treinar com pessoas da minha idade, pois no Paineiras treinava sozinha praticamente. Queria ter uma referencia, para assim treinar cada vez mais forte. Queria um clube que me desse uma estrutura boa e que me ajudasse ao maximo e tivesse um bom tecnico. Foi ai que eu escolhi o Pinheiros.
 
2) O que esta mudança pode influenciar na sua natação?
Eu espero que essa mudança me faça evoluir mais e mais. Me torne mais ainda competitiva e confiante, ja que toda hora tenho alguem ao meu lado disputando sempre no treinamento.
 
3) Quais são as suas expectativas para 2014?
Eu espero que 2014 seja um ano novo, cheio de coisas boas. Onde eu me surpreenda com tudo o que pode acontecer, e com os resultados que acontecerão.
 
4) Nos fale da sua rotina de treinamentos.
Os treinos são realizados em duas sessões ao dia. São treinos intensos de bastante qualidade.
 
5) O que você acha que falta para ser convocada pela Seleção de natação?
Eu ainda preciso evoluir e abaixar meus tempos, e com a ajuda de um novo treinamento estou bastante confiante para que isso se torne um fato.
 
6) Além do nado costas, no qual você é uma das melhores do Brasil, em algumas competições você também nada livre. Qual é a sua especialidade favorita? Se considera uma velocista ou uma meio-fundista?
Eu só nado livre em competições importantes, quando o cronograma de provas fica meio complicado, e assim minha quarta prova se torna uma prova de "livre". Mais claro que minha expectativa são sempre as provas de costas. Então ultimamente estou me considerando uma velocista (risos). Mas ainda desejo um resultado bom nas provas de 200.
 
7) Como você decidiu ser uma nadadora profissional?
Não foi uma decisão ser nadadora profissional. Eu sempre nadei desde nenem, e assim acabei ficando nesse meio porque eu gostava muito de nadar, e hoje em dia isso já é minha vida.
 
8) Nas competições, sempre a vemos com a sua mãe, sua irmã e seu namorado. O apoio familiar, certamente, é uma base para seus bons resultados, não é?
Minha família é tudo pra mim. Quando eles estão ao meu lado nao preciso de mais nada. Acho que a família faz uma grande diferente nesses momentos, e na conquista de grandes resultados. Porque eles não estão apenas ao nosso lado em competições, eles passam tudo com a gente!
 
9) Qual é a sua maior inspiração na natação?
Fabiola Molina sempre foi minha inspiração, não só como atleta mais tambem como pessoa.
 
10) Você sonha defender o Brasil em 2016?
É um sonho que se Deus quiser, e com muito trabalho pela frente, se tornará realidade ir para as Olimpiadas do Rio 2016.
 
11) Pra terminar, mande um recado para os leitores do Famila.
Bom acho que todos deveriam praticar um esporte, pois o esporte nos ensina coisas para vida toda, nos torna pessoas fortes e nos capacita para toda a vida. Um abraço a todos da Aline Saporito!
 
FLÁVIO BARBOSA (e ainda tem mais uma Pinheirense pra entrevistar)