ENTREVISTA: Bruna Primati, um passo para o sonho

12/05/2014 19:18

O BRASILEIRO JÚNIOR E SÊNIOR, que rolou semana passada, no Botafogo, comprovou, pelos 70 recordes batidos – sendo um Mundial Júnior – que a natação brasileira aumentou o seu nível. Dos oito classificados, a última menina a entrar no time é a paulistana Bruna Veronez Primati. 

Influenciada pela irmã mais velha, Juliana, Bruna, que é curiosa e inteligente por natureza, resolveu praticar também. “Imitando” a irmã, a garota aprendeu muitas técnicas e as pôs em prática. Quando Juliana foi ao Paineiras, Bruna, com 5 anos, foi também. E agradou. A irmã parou de nadar, mas Bruna continuou rumo ao seu sonho. E o resultado de tanto esforço e dedicação não tardou a chegar: em 2010, ela começou a se destacar nas categorias infantis (e após juvenis) e bateu recorde atrás de recorde. Defendeu o Brasil no Multinations e bateu o recorde nos 400 medley, ganhando vários ouros entre 2011 e 2013. 

E agora, aos 17 anos, sendo Júnior 1, Bruna chegou lá: com os 8:48.37 nos 800 livre, o seu melhor tempo da vida, ela carimbou seu passaporte para os Jogos Olímpicos da Juventude, em Nanjing, na China. E ainda bateu um recorde de nada menos que 13 anos, de Nayara Ribeiro Ledoux, então pelo Iate Clube da Bahia. Como se vê, a estrada de Bruna ainda está só no início, mas num excelente traçado. Ela tem tudo, mas tudo mesmo, para ser um de nossos grandes orgulhos nos anos vindouros. 

E pensar que ela nem gostava muito de natação, como nos revelou nesta entrevista superlegal, onde ela ainda falou sobre sua novidade: a maratona aquática, sua carreira, seu entrosamento com Giovanna Diamante (com quem nada junto desde o Paineiras e que vai para Nanjing também), sua rotina de treinos e sua felicidade ao ser convocada para Nanjing. Confira: 

1 - Nem é preciso perguntar como você está se sentindo...
Sim, estou muito feliz! Por ter muita gente boa disputando as vagas, torna o sentimento ainda melhor! 

2 - E como será agora seu preparativo até Agosto?
Tenho etapa de Brasileiro de Maratona (em Angra dos Reis) e Paulista agora, e vou tirar alguns dias de férias! Depois disso, é muito treino pra melhorar ainda mais meus tempos! Vão ter também algumas competições lá fora que me ajudarão nisso!

3 - E qual é sua prova preferida?
Acho que os 800 mesmo! É a prova que eu estou treinando mais e isso me faz estar mais confiante para nadar!

4 - Se considera uma fundista ou uma velocista? Ou "maaaais ou menos?"
Com certeza uma fundista! Não tenho talento nenhum para provas de velocidade!

5 - E onde você começou a nadar?
Comecei mesmo numa academia perto de casa, mas foi no Paineiras que eu aprendi de verdade! Nadei la desde os cinco anos até ano passado, quando fui pro SESI!

6 - Sonhava com todo esse sucesso quando começou?
Sinceramente, eu nem gostava muito de nadar! Quando eu comecei eu nadava meio por obrigação, então nada foi esperado!

7 - Antes do SESI, você estava no Paineiras, com as Diamante. O sucesso de vocês, além de muito treino, vem desse entrosamento todo, né?
Ah, com certeza! A gente se conhece desde muito nova e eu e a Gigi treinamos juntas desde pequenas! Quando surgiu a oportunidade de ir pro SESI tomamos a decisão juntas também, sempre uma ajudando a outra! 

8 - Qual é a sua grande motivação antes das provas?
Motivação eu não sei direito! Acho que lembrar dos treinos e de todas as dores, motiva bastante! 

9 - Algum ídolo nas águas e fora delas?
Bom, o Phelps é meu grande ídolo, mas é meio clichê falar dele! A minha inspiração mesmo é a Ana Marcela, com quem eu convivo todo dia e que me ajuda muito em todos os treinos!

10 - Prefere treinar ou competir?
Gosto muito dos dois, mas principalmente treinar! A gente treina pra competir; então um anda junto com o outro! 

11 - Já pensou na possibilidade de estudar, treinar e competir nos EUA?
Já sim, e nao descarto! Só acho que cada coisa tem seu tempo! Se eu for mesmo, vou esperar mais algum tempo!

12 - Você também nada maratona aquática. Prefere a piscina ou o mar?
Comecei a nadar maratona mesmo esse ano! Estou participando das etapas do Brasileiro, mas sem duvida nenhuma, a piscina é a minha paixão!

13 - E como é sua rotina de treinos?
Estudo de manhã, entao todos os meus treinos são na parte da tarde! Duas vezes por semana treino de tarde e de noite, com preparação física entre eles!

14 - Se vê em 2016 defendendo o Brasil?
É um sonho, né? Acho que esse acaba sendo o objetivo de todo atleta, defender seu país na sua casa!

15 - E, afinal, um recado pros leitores do Famila.
Não desistir nunca! Cada coisa tem seu tempo! Se ainda não aconteceu, é porque alguma coisa muito maior ainda esta por vir!

FLÁVIO BARBOSA (quem vocês querem que entrevistemos agora?? - agradecimentos à Bruna Primati e ao SESI)